paroquias.org
 

Notícias






Sondagem faz diagnóstico sócio-religioso
2001-04-25 13:37:28

Os bispos deverão aprovar, até amanhã, o projecto de lançamento de um inquérito, por amostragem, sobre a religião em Portugal, cujos resultados poderão complementar os dados obtidos no recenseamento da prática dominal, efectuado a 11 de Março último.

O objectivo, explicou o porta-voz da CEP «é aprofundar a questão que muitas vezes as pessoas levantam, que é de se considerarem católicos embora não vão à missa todos os domingos».
Para além do diagnóstico da situação sócio-religiosa portuguesa actual, a sondagem permitirá ainda recolher informação sobre opiniões e práticas respeitantes ao Jubileu do Ano 2000, e sobre posições, representações, opiniões, atitudes e comportamentos religiosos dos portugueses. As grandes áreas temáticas a abordar irão centrar-se na posição e pertença religiosa; crenças; práticas culturais; participação nas comunidades, associações e grupos religiosos; antecedentes familiares e percursos de vida religiosa; e grau de satisfação, sentido e critérios de vida, entre outras. A sondagem deverá ser feita em Junho, estando prevista a apresentação dos primeiros resultados em Setembro. A metodologia será ainda definida pelos bispos.

Voluntariado
Ontem ainda, os bispos reflectiram sobre a problemática do voluntariado, salientando a sua importância na sociedade portuguesa. O documento, que não estará pronto durante os trabalhos, e que merecerá uma «pequena referência» no comunicado final, «vem chamar a atenção não apenas para os cristãos intervirem de uma forma voluntária nas instância eclesiais, mas também para intervirem de uma forma voluntária no domínio social, político e económico».
Segundo D. Tomás Nunes, «o voluntariado é daquelas realidades que constituem a expressão mais evidente do cristianismo», explicando que o documento do Episcopado pretende «dar uma palavra de estímulo e reconhecimento pelo trabalho generoso que esta gente faz».

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia