paroquias.org
 

Notícias






Cáritas ajuda vítimas do Sudeste Asiático
2004-12-31 11:53:04

A crueldade das imagens que nos têm chegado, a contagem macabra dos mortos que parece não ter fim, o rasto de desolação que varreu campos, aldeias e cidades no Sudeste Asiático, milhões de pessoas em condições extremamente precárias ou em risco de sobrevivência , dispensam mais palavras.

Para a comunidade internacional e para quantos são ainda capazes de reagir à exposição do sofrimento humano, a hora é de agir.
E poderá seguramente dizer-se que, à velocidade da difusão da catástrofe, corresponderam prontamente, um pouco por todo o mundo, as organizações humanitárias e de solidariedade, estando assim montada uma ampla e complexa operação de socorro às vítimas .
As proporções esmagadoras desta tragédia levaram a Cáritas Portuguesa a envolver-se também em mais uma aventura de solidariedade efectiva. Na primeira hora, com o envio de um carregamento de 6 toneladas de medicamentos (soro, antibióticos, kits para fracturas, medicamentos para a cólera), integrado no carregamento já efectuado para o Siri Lanka, pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Uma verba de 15 000 euros foi também de imediato disponibilizada.
Para permitir uma ampla participação da população portuguesa neste movimento, foi também aberta uma conta na Caixa Geral de Depósitos, com a designação “Cáritas Ajuda as Vítimas do Sudeste Asiático”, com o número 003506970063091793082.
As pessoas que desejarem aderir a esta campanha podem, assim, fazer a entrega dos seus donativos, directamente na Caritas Diocesana de Leiria ( ou qualquer outra no País), como muitas já o fizerem espontaneamente, ou dirigir-se a qualquer balcão da Caixa Geral de Depósitos, indicando o nome da conta acima referida, ou através dos Párocos nas suas comunidades.
Quando ainda ressoam as melodias de Natal em anúncio festivo de uma fraternidade universal, é legítimo esperar que os votos que mutuamente formulámos se traduzam também em gestos concretos que, sobretudo nos momentos mais dramáticos, exprimam a solidariedade efectiva para com as populações dos 10 países asiáticos que sofrem esta imensa tragédia.

Ambrósio J. Santos
Caritas de Leiria


Sec. Dioc. Pastoral Juvenil de Leiria


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia