Nota Pastoral de D. António de Sousa Braga para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
2001-04-19 20:13:37

“As vocações de especial consagração na Igreja são dom de Deus, que deve ser insistentemente solicitado”. É com este apelo, que D. António de Sousa Braga se dirige aos diocesanos, numa Nota Pastoral que prepara o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Este dia celebra-se a 6 de Maio, em toda a Igreja. Até lá, a diocese de Angra viverá uma quinzena vocacional de reflexão a partir de propostas fornecidas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional.
Lembrando que “só a quem pede é que lhe será dado”, o Bispo de Angra do Heroísmo começa por fazer uma breve alusão à Mensagem do Papa, para a celebração deste dia. “ A vida como vocação”, é o tema que João Paulo II propõe para este ano. D. António desafia a diocese a reflectir sobre o sentido vocacional da vida: “ trata-se de promover e aprofundar a cultura vocacional da vida. Não somos peças anónimas no mercado de trabalho e na engrenagem da produção. Temos um nome, uma vocação, donde depende a nossa realização”, refere.
Nos últimos dois parágrafos, o Prelado, “regressa” à mensagem papal, para reafirmar que a Igreja conta com todos: pastores, consagrados, pais, catequistas e professores cristãos, para que “promovam nos jovens o sentido da vocação”. Cristo é o “Caminho, a Verdade e a Vida”, mas para que Cristo entre na vida dos Jovens, o prelado considera que é necessário que estes entrem em contacto com a Bíblia, porque ela ajuda a entender os gestos segundo os quais Deus chama os seus discípulos.