Portuguesa a caminho dos altares
2004-12-20 18:57:28

João Paulo II promulgou esta manhã, no Vaticano, o decreto no qual se reconhece um milagre atribuído à intercessão da Ir. Rita Amada de Jesus (1848-1913). Esta decisão abre o caminho à beatificação da fundadora do Instituto Religiosa das Irmãs Jesus Maria José.

Rita Lopes de Almeida nasceu a 5 de Março de 1848, em Casalmendinho, Ribafeita, Diocese de Viseu. As religiosas do Instituto que fundou recordam dela uma herança de “amor às crianças, aos jovens, à família, e à dignidade da mulher”. No dia 24 de Setembro de 1880, a Madre Rita fundou em Gumiei, Portugal, o primeiro Colégio, marco inicial do Instituto Jesus Maria José, “que se identifica na Igreja pelo anúncio do Evangelho da conversão e a vivência da espiritualidade de Nazaré”.
Esta obra espalhou-se por vários países, e em 1912, um grupo de irmãs enviadas por Madre Rita chegou ao Brasil. O Instituto religioso tem como objectivo principal “o zelo pela reabilitação de homens e mulheres de vida menos exemplar, a educação de crianças abandonadas e jovens”.
O Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, destacou o trabalho da Religiosa em prol "das crianças mais pobres" e explicou o na cerimónia de promulgação do decreto que reconhece um milagre à intercessão da Ir. Rita de Jesus que “apesar das dificuldades, o Instituto das Irmãs de Jesus Maria e José estendeu-se para diversas localidades e sobreviveu às condições políticas adversas, transferindo-se para o Brasil”.
João Paulo II tem na agenda para 2005 a canonização de três religiosos originários da Ucrânia, Polónia e Itália e a beatificação de nove fiéis.
Na lista dos próximos beatificados destacam-se o francês Charles de Foucauld (1858-1916), o “apóstolo dos leprosos”, e o cardeal alemão Clemens August von Galen (1878-1946), que se distinguiu pela sua resistência ao nazismo.
Na mesma ocasião, João Paulo II aprovou os decretos que conduzirão à canonização, no próximo ano, do arcebispo de Lviv, Joseph Bilczewski (1860-1923), originário da Ucrânia, do religioso polaco Sigismund Gorazdowski (1845-1920) e do religioso italiano Gaetano Catanoso (1879-1963).

O religioso polaco Bronislaw Markiewicz (1842-1912), a religiosa espanhola Fiorentina Nicol Goni (1868-1940), a religiosa norte-americana de origem alemã Mary Ann Cope (1838-1918), o abade italiano Luigi Biraghi (1801-1879), a religiosa italiana Maria Crocefissa Curcio (1877-1957), bem como o padre polaco Ladislaw Findysz (1907-1964), vítima da perseguição comunista, serão os próximos beatificados pelo Papa, juntamente com Charles de Foucauld, o cardeal Von Galen e a Ir. Rita Amada de Jesus.