Papa marca presença nas Jornadas Mundiais da Juventude
2004-12-16 15:02:22

O Vaticano confirmou hoje a presença de João Paulo II nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que terão lugar de 16 a 21 de Agosto na cidade alemã de Colónia.

“A viagem a Colónia é a única viagem do Papa confirmada para 2005, até ao momento, mas isso não quer dizer que não haverá outras”, disse D. Renato Boccardo, organizador das viagens papais.
A chegada do Papa está prevista para o dia 19 de Agosto. No dia seguinte deverá presidir à vigília com os jovens e a 21 de Agosto presidirá à celebração eucarística.
“O Papa faz muita questão nesta viagem e no contacto com os jovens. As JMJ tornaram-se a face visível de todo o trabalho da educação para a fé e a vida que é feito, hoje, todos os dias, em cada Igreja local”, explicou D. Boccardo.
100 mil jovens de toda a Europa já marcaram lugar para as XX Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que a cidade alemã de Colónia vai acolher. De acordo com Matthias Kopp, da organização do evento, este número é “muito satisfatório”.
A ideia das JMJ é iniciativa pessoal do Papa João Paulo II. Pouco antes da Páscoa do ano de 1984, no final do “Ano Santo”, o Papa convida a jovens de todo mundo para celebrar no Domingo de Ramos, em Roma – e chegaram muitíssimos. Entusiasmado pelo elevado número de participantes, o Papa escolheu o ano seguinte, declarado pela ONU como Ano da Juventude, para voltar a convidar a um grande encontro juvenil em Roma, no Domingo de Ramos.
Impressionado pelo sucesso dos primeiros encontros de jovens em Roma, o Papa anuncia festivamente em Roma, em Dezembro de 1985, a convocação imediata de um dia anual para a juventude. A partir daí celebra-se a cada 2 anos uma Jornada Mundial da Juventude, centralizada em lugares diferentes de todo mundo.

Em relação às JMJ de Colónia, os responsáveis destacam o “papel significativo do ecumenismo” no processo de preparação.

As comunidades evangélicas de Colónia ofereceram as suas igrejas e centros para albergar manifestações e participantes das JMJ. Estima-se que mais de 800 mil jovens passem pela cidade alemã durante as Jornadas.