Visitar um museu digital
2004-12-16 14:53:03

Um itinerário digital para uma peregrinação aos lugares onde a arte sacra está viva e continua a ser expressão de fé e de louvor de comunidades concretas.

Um dos objectivos do site www.patriarcado-museudigital.com inaugurado recentemente e que mostra algum acervo de arte sacra de paróquias da cidade de Lisboa. “Não somos originais nesta iniciativa; procuramos apenas, humildemente, dar forma ao desafio lançado pelo Papa João Paulo II, quando, durante o Jubileu do Ano 2000, abriu a “porta” que dá acesso aos museus do Vaticano, que ele considerou um passo significativo no diálogo da Igreja com a sociedade” – sublinha D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, na mensagem de entrada deste «museu».
Nesse diálogo, a Igreja “oferece o que de mais belo contém o seu património espiritual, a fé expressa através da beleza, na esperança de que, fazendo-o, ela seja fiel à sua missão de evangelizar” – refere D. José Policarpo.
Quando o cibernauta entra no museu digital tem várias ramificações: agenda, amigos do museu, envio de postais, links e notícias. Para visualizar as peças do Museu Digital, o visitante pode clicar nas palavras-chave que estão escritas a vermelho no texto apresentado. Também pode efectuar uma pesquisa utilizando o formulário: “autor, data/século, material, título/designação e texto livre. “Deus; Espírito Santo; Maria, Encarnou; Crucificado; Ressuscitou; Discípulos; Eucaristia; Templos e Oração” são algumas palavras onde o cibernauta pode clicar e encontrar imagens. Ao visualizar a imagem, o interessado encontra também informações úteis: material, autor, datação, classificação e descrição.

Percorrer o itinerário proposto é, por este meio, entrar em contacto com a Igreja real, as comunidades vivas que consideram o seu património como parte inalienável da sua identidade. Talvez “alguns sintam o desejo de partir deste “itinerário digital” para uma peregrinação aos lugares onde este património é vivo e continua a ser expresso de fé e de louvor de comunidades concretas” – salienta o Patriarca de Lisboa.