paroquias.org
 

Notícias






Conferência: "Pode o planeamento familiar ser natural?"
2004-12-14 13:17:07

Conferência no Hospital de Santa Maria em Lisboa Quarta-Feira, dia 15 de Dezembro, às 15 horas.

Numa sociedade em que a ciência e a técnica habituaram o Homem contemporâneo a dominar e a interferir, entre outros aspectos, com a própria biologia humana, foi inevitável o surgimento da inegável consciência de controlo sobre numerosos processos, a começar pela própria doença.

No que concerne à reprodução humana, assistiu-se nas últimas décadas a uma medicalização desta faculdade, tão antiga quanto o próprio Homem, permitindo em muitos casos uma ?selecção artificial? positiva que, contrapondo-se à dita selecção natural, tem permitido que sobrevivam muitos dos que estavam destinados a uma morte precoce. No entanto, a influência da intervenção médica hodierna atinge ainda estádios anteriores ao parto e aos primeiros tempos de vida extra-uterina: um planeamento familiar ?oficial? das instituições de saúde estatais, o controlo universal da natalidade, técnicas de reprodução assistida...

Numa fase da história em que se observa, portanto, uma medicalização da sexualidade, não parece haver lugar para o conhecimento pelo grande público dos mecanismos fisiológicos de que a mulher e o homem estão dotados para serem autores de uma maternidade e paternidade responsáveis. Os chamados métodos de Billings e Sintotérmico pouco ou nada significam junto de muitas pessoas, especialmente das mais novas gerações. Alheio a muitos é também o facto de existir evidência científica sólida quanto aos mecanismos subjacentes a estes métodos e à sua eficácia, reconhecida por organismos como a Organização Mundial de Saúde, que os aprova.

Conscientes do papel assistencial, de prestação informação científica isenta que terão junto dos seus futuros doentes e também das limitações da sua própria formação pré-graduada em matéria de métodos naturais de regulação da fertilidade, alguns alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa procuraram promover uma breve conferência sobre este tema. Virá falar-nos o Dr. Victor Neto, médico ginecologista em Lisboa, membro do MDV e um profissional com ampla experiência neste campo.

Dirigida em primeiro lugar aos estudantes de Medicina e de áreas afins, esta sessão estará também aberta a todos os universitários interessados. Após a palestra, haverá espaço para a colocação de perguntas ao prelector.

A entrada é livre e o cartaz alusivo encontra-se em anexo. O local de realização situa-se mesmo à entrada da Faculdade, depois de descer a escadaria e antes de passar as portas automáticas, do lado esquerdo.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia