paroquias.org
 

Notícias






Novo calendário de Santos católicos
2004-12-13 10:06:04

A Santa Sé apresentou a segunda edição do “Martyrologium Romanum”, um livro litúrgico que, remetendo para a tradição romana e incorporando dados das várias listagens históricas de mártires, recolhe os nomes de Santos e Beatos.

A edição típica do “Martyrologium Romanum” foi promulgada a 14 de janeiro de 1584 por Gregório XIII e a primeira após o Concílio Vaticano II foi promulgada por João Paulo II, com publicação no dia 29 de Junho de 2001.
Após três anos de trabalho, foi agora publicado um calendário dos Santos católicos ainda maior e mais preciso. O “Martyrologium” enfrentou a difícil tarefa de separar os factos das lendas no que diz respeito a mártires e santos que viveram há centenas de anos e que deram origem a fervorosas devoções.
O novo volume, tal como o de 2001, está apenas disponível em latim, mas traduções em italiano, francês e alemão estão a ser elaboradas. O martirológio tem 6658 nomes individuais e 6881 mártires anónimos designados como “companheiros”.
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos dedicou este ano o seu encontro anual da santidade, reunindo especialistas em liturgia para uma reflexão sobre o tema desde um ponto de vista “científico e eclesial”.
No congresso foram dados os números actualizados de beatificações e canonizações do pontificado de João Paulo II, que proclamou 1345 beatos e 483 santos, mais que qualquer outro Papa na história da Igreja.
O acto contou com a presença e participação dos cardeais Francis Arinze, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e do cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que falou sobre “Igreja e santidade à luz do recente magistério”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia