paroquias.org
 

Notícias






Publicado o último volume da biografia de S. Josemaria
2004-12-07 10:04:04

A editora Verbo acaba de publicar o 3º e último volume de “Josemaria Escrivá – Fundador do Opus Dei”, de Andrés Vazquez de Prada. Estas 600 páginas cobrem o período que vai desde a primeira viagem a Roma em 1946 até ao falecimento em 26 de Junho de 1975.

Fica completada assim a publicação da biografia mais extensa e documentada de S. Josemaria saída a público até hoje.

O terceiro volume tem dez capítulos. Referindo-se a abundantes documentos e testemunhos, o biógrafo transporta o leitor por várias dimensões do pensamento e vida de S. Josemaria.

A preocupação pela configuração jurídica adequada ao carisma do Opus Dei (que só se veio a alcançar com a criação da figura das prelaturas pessoais no Concílio Vaticano II, e, em 1982, com a atribuição desse estatuto ao Opus Dei); a descrição da “arte de governar” de Josemaria Escrivá; a definição dos traços principais do seu perfil; a sua atitude no Concílio e no pós-Concílio; e extensas referências a Portugal, são alguns dos temas que este tomo oferece.

Os dois primeiros volumes

O primeiro volume abrange desde o nascimento, em 1902, até Julho de 1936. Filho de pais cristãos, na adolescência Josemaria começa a perceber o chamamento do Senhor para a santidade. A entrega a Deus, seus estudos e o caminho até o sacerdócio são vividos com simplicidade, e adverte-se, até nos factos menos transcendentes, que a graça vai moldando a alma do futuro santo. São Josemaria já era sacerdote em 1928 quando recebeu a missão para fundar o Opus Dei (Obra de Deus). Trabalhou com afinco e profunda fé para levar adiante aquilo que era de Deus e que vinha como uma mensagem nova para os homens de todos os tempos e condições: a chamada à santidade no meio do mundo, nas circunstâncias do dia a dia. O começo da guerra civil espanhola, em 1936, interrompeu a realização prática dos seus sonhos apostólicos e deu início a uma nova etapa na vida do Fundador.

O segundo volume é dedicado à vida de São Josemaria aos primórdios do Opus Dei, quando dava seus primeiros passos entre os anos de 1936 e 1946. Anos de trabalho intenso e de sofrimento para São Josemaria e para os primeiros homens e mulheres incorporados ao Opus Dei. Às dificuldades vividas durante a guerra civil, sucede-se a expansão por diversas cidades espanholas e europeias. O biógrafo descreve também o empenho de São Josemaria por conformar e transmitir fielmente o espírito recebido de Deus.

http://www.opusdei.org/art.php?w=28&p=9111


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia