Católicos e Ortodoxos no caminho da unidade
2004-12-02 21:13:12

A Festa litúrgica de Santo André, patrono do Patriarcado de Constantinopla, marcou mais um momento de aproximação entre Católicos e Ortodoxos.

O enviado de João Paulo II propôs a superação das “suspeitas” entre as Igrejas.
“Os cristãos, católicos e ortodoxos, deveriam ultrapassar suspeitas e maledicências e reconhecerem-se reciprocamente como cristãos”, propôs o Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O Cardeal alemão e os demais membros da comitiva do Vaticano chegaram à cidade turca no avião que trazia de Roma o Patriarca Bartolomeu I, que no sábado passado recebeu das mãos do Papa as relíquias dos Santos Gregório Nazianzeno e João Crisóstomo, seus predecessores na sede episcopal fundada pelo apóstolo Santo André.
Segundo o homem do Papa para o ecumenismo, este gesto “não foi simplesmente uma doação ou um sinal de amizade meramente humana”.
“São as relíquias de dois testemunhos profundamente venerados e de dois mestres da nossa fé comum, pertencentes ao primeiro milénio, uma fé à qual permaneceram fiéis o Oriente e o Ocidente no segundo milénio, e que estamos chamados por Nosso Senhor comum, Jesus Cristo, a testemunhar juntos no terceiro milénio”, disse D. Kasper à Rádio Vaticano.