Comunidade de Taizé destaca o «sentido de hospitalidade» das famílias portuguesas
2004-12-02 22:09:56

A Comunidade de Taizé destaca “o grande sentido de hospitalidade mostrado nas paróquias da região de Lisboa”, que deverá permitir que se atinja o objectivo de acolher todos os jovens em famílias. O optimismo está assim a marcar a preparação do Encontro Europeu de Jovens em Lisboa, o 27º encontro deste género animado pela comunidade ecuménica nascida em França.

Em todos os países da Europa, quer do Leste quer do Ocidente, milhares de jovens estão a preparar-se para viajar até Lisboa. Alguns, como os 700 ucranianos, católicos e ortodoxos, ou os 700 lituanos, já inscritos, partirão de autocarro no dia 24 de Dezembro.
Vários irmãos de Taizé viajam actualmente por diversos países da Europa para ajudarem na preparação dos jovens. Assim, na Alemanha, numa centena de cidades, os jovens vão encontrar-se para as “Noites de Luz”. Encontros semelhantes tiveram lugar em Itália, França, Espanha, Croácia, Polónia e no resto da Europa.
Em Portugal, as inscrições estão a ser feitas junto dos departamentos diocesanos da pastoral juvenil. Os portugueses têm ainda alguns dias para se inscreverem.
Para que o programa das manhãs nas paróquias não se tornasse demasiado curto e para que os participantes no Encontro não tivessem que passar demasiado tempo por dia em deslocações, a comunidade ecuménica tinha decidido que só as paróquias a menos de uma hora em transportes públicos do Parque das Nações poderiam acolher os jovens. No entanto, algumas paróquias que não reuniam estas condições insistiram para acolher, dizendo que a paróquia poderia organizar o transporte em menos de uma hora.
Foi este o caso da paróquia da Malveira, na Vigararia de Mafra. A paróquia conseguiu dois autocarros para transportar directamente os jovens entre a Malveira e o Parque das Nações, durante o Encontro Europeu. Em duas semanas, a equipa paroquial conseguiu já os 100 lugares para acolher todos os jovens em famílias.

Carta do Irmão Roger
Para o Encontro de Lisboa, que reunirá milhares de jovens de toda a Europa, entre 28 de Dezembro de 2004 e 1 de Janeiro de 2005, o Irmão Roger, fundador da comunidade de Taizé, publicará uma carta dirigida aos jovens, intitulada “Um Futuro de Paz”. Esta carta, traduzida em 55 línguas, servirá de base para a reflexão em Lisboa.
Preparar os jovens para serem portadores de paz e de reconciliação no lugar onde vivem, resistir à espiral do desânimo, tornar acessíveis as fontes da confiança, são alguns dos objectivos dos encontros de Taizé. (Por causa deste trabalho, a UNESCO entregou ao Irmão Roger o seu Prémio UNESCO 1988 da Educação para a Paz).
As manhãs serão passadas nas paróquias (cerca de 200): oração, partilha em pequenos grupos, descoberta de sinais de esperança no bairro e na Igreja local. À hora do almoço e à noite, os jovens vão encontrar-se no Parque das Nações para as refeições, as orações em 20 línguas e, à tarde, para os encontros temáticos. “Trabalhar para um futuro de paz, não é só intervir onde há conflitos”, diz um dos irmãos de Taizé que está a preparar o Encontro em Lisboa. “É dar o gosto da vida, da beleza, o gosto da diferença e do encontro. É apoiar os jovens na procura de um sentido”.
No dia 2 de Janeiro, a comunidade de Taizé estará no Mosteiro dos Jerónimos com numerosos jovens para uma missa que será transmitida pela RTP e pela France 2. Durante essa missa, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o Irmão Roger fará uma meditação.

Em Lisboa
Desde a Penha de França até à Aldeia Galega de Merceana, de Mira Sinta ao Catojal, da Moita a São João do Estoril, todas as noites, depois da oração em S. Nicolau, irmãos e voluntários dividem-se e encaminham-se para os diversos encontros nas paróquias.
Em muitas paróquias, o primeiro encontro de preparação começou com uma pequena oração. Algumas planeiam mesmo preparar uma oração regular ao longo da preparação do Encontro.
Num dos encontros, que reunia várias paróquias, descobriu-se que em três paróquias já se encontraram cento e cinquenta lugares para os jovens em famílias; em Vila Chã de Ourique, uma aldeia de cerca de 3500 habitantes, foram já 48 as famílias que ofereceram alojamento; numa paróquia mesmo ao lado da FIL, o entusiasmo e a vontade de acolher é tão grande que se fala de tentar encontrar alojamento para mil jovens em famílias. Talvez esse seja um objectivo demasiado ambicioso, mas é muito animador ver tanto empenho e entusiasmo na preparação.
Na paróquia da Arrentela, a equipa de preparação decidiu chamar a atenção da comunidade para a realização do Encontro, apelando ao acolhimento, de uma forma original. Assim, construiu-se uma autêntica pirâmide feita de caixas de cartão. Por cada cinco novas vagas para o acolhimento, uma nova caixa de cartão é colocada.
A receptividade da população foi fantástica e o número de vagas não tem parado de aumentar de semana para semana, ao mesmo tempo que a pirâmide fica mais alta. O único problema é mesmo conseguir evitar que as caixas caiam, mas até agora o equilíbrio mantém-se.

Comunidade Taizé