paroquias.org
 

Notícias






Histórias de Natal para crianças
2004-12-01 22:34:22

Aqui ficam um conjunto de 25 histórias da vida de Jesus para contarem à miudagem na quadra natalícia.

Funciona assim: cada folha uma história que está marcada com a data em que deve ser lida às crianças começa a 1 de Dezembro e acaba a 25.

As folhas devem ser dobradas em três e fechadas com cola e a criança todas as noites desembrulha a história (a ideia é inspirada nos célebres calendários de Natal só que em vez de chocolates têm histórias).



Recebemos estas histórias por e-mail, mas não sabemos quem é o autor/ra, de qualquer forma o Paroquias.Org, agradece desde já a quem enviou.


1 de Dezembro

Quando Jesus nasceu, o rei Herodes com medo de que um dia Jesus lhe roubasse o trono, mandou matá-Lo.
José dormia muito calmamente na sua casa com Maria e Jesus, quando a voz de um anjo lhe diz:
- Depressa José, depressa, foge imediatamente com Maria e Jesus para o Egipto, porque Herodes quer matar Jesus.
José acorda em sobressalto e avisa Maria. Enquanto Maria prepara as coisas a correr, José muda as fraldas a Jesus, embrulha-O numa manta e preparam-se para fugir rapidamente.
José ajuda Maria a subir para o burro, coloca-lhe Jesus nos braços e põem-se a caminho durante a noite. Ao longe, já se ouve o ruído dos cavalos do exército de Herodes e os gritos de muitas mães e crianças que iam sendo maltratadas pelos soldados.

Hoje a Avé Maria é por todos aqueles que à semelhança do Rei Herodes vivem com invejas, e não conseguem por isso viver com paz e amor. Esses precisam muito que se rezem por eles.
Avé Maria....

2 de Dezembro

Após terem fugido, como lhes aconselhou o anjo, José, Maria e Jesus instalaram-se no Egipto.
José trabalha como carpinteiro, profissão que gostava muito. Maria é dona de casa e Jesus começa a aprender a andar, a falar e a dar-se com rapazes da sua idade, principalmente com os seus vizinhos. De vez em quando ajuda o seu pai nos trabalhos da carpintaria, para lhe fazer companhia, e a sua mãe a arrumar a casa e a pôr a mesa.
Tinham uma vida muito calma, viviam em família muito felizes e já tinham amigos no Egipto.
Uma noite, enquanto José dormia, visita-lhe um anjo que lhe diz:
- Toma contigo Maria e Jesus e volta para Nazaré, porque já morreu aquele que queria matar Jesus.
José obedece. Preparam a mudança, embrulham tudo, despedem-se dos vizinhos e põem-se a caminho da terra que tinham sido obrigados a fugir, para proteger Jesus.
O caminho ainda era longo, e as saudades de Nazaré eram mais que muitas.
Ao chegarem, após longa viagem, reparam que a aldeia não tinha mudado quase nada. A alegria era enorme.
Maria apressa-se a limpar e arrumar toda a casa, José reorganiza a sua oficina e Jesus ajuda a desfazer as malas e os embrulhos. Começa uma vida nova.

Hoje a Avé Maria é por todos nós, para que cada um no seu papel consiga contribuir para criar um ambiente familiar de paz e entreajuda. Ás vezes os egoísmos e comodismos não nos ajudam a que consigamos ter uma família como José, Maria e Jesus.
Avé Maria....

3 de Dezembro

Quando Jesus fez 12 anos, convidou amigos da sua idade para irem lá a casa festejarem. Maria preparou lanche para todos e durante todo o dia brincaram e estiveram a fazer jogos.
Estava na altura de irem a Jerusalém fazer oração no templo. A viagem era muito longa e combinaram todos formar uma espécie de caravana, uns a pé outros de carroça. Durante a noite todos param, acendem fogueiras, comem, bailam e cantam. Quando os peregrinos avistam Jerusalém, começam todos a cantar com mais força.
José, Maria e Jesus, como todos os outros, entram no templo para orar e oferecer sacrifícios ao Senhor.
Quando acabam as festas, todos voltam de novo a Nazaré. Como era costume, havia uma fila só de homens e uma fila sé de mulheres. Maria pensa que Jesus está com José e José pensa que Jesus está com Maria.
Chegada a noite, vêm que Jesus não está com eles e perguntam aos outros peregrinos se alguém O tinha visto. Ninguém sabe de Jesus. Então voltam para Jerusalém e durante três dias e três noites procuram Jesus, muito preocupados.

A Avé Maria de hoje é para dedicarmos a todos os pais, que por umas razões ou outras têm preocupações com os seus filhos, muitas vezes sem eles próprios saberem. Para que nunca morra a força e a coragem.
Avé Maria....

4 de Dezembro

Finalmente, após procurarem muito tempo, encontram Jesus em Jerusalém.
Estava no Templo. Aí vêem muito sacerdotes, de longas barbas e vestidos de túnicas, sentados em suas cadeiras muito sérios ouvindo Jesus. Jesus falava sobre Deus e todos ficaram muito admirados com a sua sabedoria. Até Maria e José.
Quando acaba, Maria, que já estava muito cansada, vai ter com Jesus e pergunta-lhe:
- Filho porque é que nos fizeste isto?
Jesus responde:
- Não sabeis que devo ocupar-me das coisas do meu Pai, antes de mais nada?
Maria quase que esperava esta resposta. O Pai de Jesus não é José, mas Deus que está nos céus. Maria desde o início sabia bem que toda a sua vida seria de sofrimento, por todo o mal que iriam fazer a seu filho. E voltaram os três a Nazaré.

A Avé Maria de hoje é por todas as missões, por todos aqueles que escolheram dedicar a sua vida aos outros e a Deus.
Avé Maria....

5 de Dezembro

Da infância de Jesus pouco se sabe. Sabe-se que ia crescendo em sabedoria e bondade.
Sabe-se que Jesus reza, que Jesus brinca, ajuda a Mãe em casa e o Pai na carpintaria e também sobe às árvores. Não faz birras, não faz as mesmas malandrices que os outros meninos da sua idade, mas brinca com eles e como eles. Maria está feliz embora saiba que um dia Jesus deixará a sua casa para cumprir a missão de Salvador. Quando pensa nisso, e em tudo o que espera Jesus, Maria recolhe-se no seu quarto e chora baixinho para que Jesus e José não a oiçam.
Ainda durante a infância de Jesus, José morre, e um anjo acompanha-o ao céu.

Quantas mães sofrem em silêncio pelos seus filhos, e quantas lágrimas engoliram para que não caíssem? Por esta infindável capacidade de sofrer por amor em silêncio, que só as mães têm, oferecemos a oração de hoje.
Avé Maria....


6 de Dezembro

Após José morrer, Jesus fica a viver com Maria até fazer 30 anos.
Depois dos 30 anos, Jesus despede-se da sua Mãe e parte. Maria fizera-lhe uma túnica nova, vermelha, que lhe chegava aos pés. Jesus é alto, habituado ao trabalho, olhar a direito, uma voz grossa e forte e cabelos compridos.
Jesus tem uma missão muito importante a cumprir: deve anunciar a todos os homens que Deus lhes perdoa e os ama como um pai. Deve andar por todo o lado a dizer a todos que também eles se devem amar como irmãos. É uma missão muito importante e Maria não quer estorvar Jesus. De boa vontade o oferece ao Mundo. Quando Jesus parte, Maria Abraça-O com ternura, mas não chora. O seu sofrimento é grande, mas o seu amor também. E Maria sabe que Jesus veio ao Mundo não para si, mas para salvar os pecadores e nos ensinar a amar-nos uns aos outros.

Para que cada um de nós consiga perdoar e ultrapassar o orgulho que muitas vezes nos impedem de pedir desculpas.
Avé Maria....

7 de Dezembro

Jesus tinha um primo que nascera na mesma altura que Ele. Chamava-se João e era filho de Isabel, que teve um filho já velhota e fora de horas.
João prega nas margens do rio Jordão, o único rio da Palestina. Ás multidões que correm para o escutar, diz:
- Arrependei-vos dos vossos pecados, lavai-vos das vossas culpas, o Salvador está para chegar.
João repreendia também o rei Herodes Antipas, filho do rei Herodes, que quis matar Jesus quando nasceu. Mas o rei não lhe presta atenção. Muita gente ouve-o para demonstrarem que estavam arrependidos e que queriam limparem-se das impurezas do pecado, as pessoas lavavam-se no rio Jordão.
Jesus quando deixa Nazaré, vai ter com João que O reconhece logo e diz em voz alta:
- Ei-Lo, é Ele o Salvador que lavará todos os pecados do mundo.
Jesus diz a João:
- Também eu me quero lavar no rio Jordão.
Jesus não tem pecados, mas quer tomar sobre si todos os pecados da humanidade. João ao princípio protesta, mas depois deita água do rio sobre a cabeça de Jesus, como fez com os outros.

Por todos os que não são baptizados e que não têm essa Graça, para que tenham a “sorte” de um dia encontrar Deus. Todas as Avé Marias de hoje são por esta intenção de conversão.
Avé Maria...


8 de Dezembro

Depois de se lavar no rio Jordão. Jesus retira-se para o deserto em oração, de modo a preparar-se para a sua missão.
O deserto da Palestina não é de areia mas de pedras. Jesus permaneceu no deserto 40 dias e 40 noites sem comer, em total meditação. Quando teve fome , o diabo aproximou-se e disse-Lhe:
- Se és filho de Deus, transforma estas pedras em pães.
Jesus respondeu:
- Não só de pão vive o Homem, mas de toda a palavra que vem de Deus.
Entretanto João continua a repreender o rei Herodes Antipas e diz-lhe que deve mudar de vida. O rei, farto de ouvir as palavras a repreendê-lo, zanga-se, prende João e ao fim de uns dias manda cortar-lhe a cabeça.

A tentação, tenta-nos. Que consigamos sempre resistir às tentações do dia-a-dia, de modo a que o prazer fácil e momentâneo não destrua o essencial – o Amor de Deus.
Avé Maria...

9 de Dezembro

Quando Jesus volta do deserto, após os 40 dias em meditação, a primeira coisa que faz é escolher um grupo de amigos. Não escolhe muitos, são apenas doze e todos pobres.
Na Palestina, além de um rio, há também um lago. Não é muito grande, mas como só há aquele, os hebreus sentem-se muito orgulhosos e chamaram-lhe o Mar da Galileia.
Lá, Jesus, chama os pescadores e pergunta-lhes:
- Quereis vir comigo?
Os pescadores perguntaram-lhe:
- Quem és tu?
Jesus responde:
- Vinde comigo e vereis.
Os pescadores deixam os barcos e as redes e seguem Jesus. Tornam-se apóstolos.

Quantas vezes somos chamados por Deus e não conseguimos acompanhá-Lo?
Avé Maria...

10 de Dezembro

Jesus de vez em quando vai visitar a sua Mãe a Nazaré, para matar saudades. Um dia diz-lhe:
- Mãe, convidaram-me para um festa de bodas, gostava que fossemos os dois.
Maria aceita logo, porque nada a faz mais feliz do que estar com Jesus. Jesus está um pouco mudado, mais magro e mais pálido.
Maria, Jesus e os seus amigos pescadores vão à festa a uma aldeia bem pertinho, chamada Caná. Há muita gente na festa. Os noivos, na verdade não contavam com tanta gente. Enquanto todos comem e bebem alegremente, um dos empregados diz aos noivos:
- O vinho acabou.
Os noivos coram de vergonha. Maria, sempre atenta, vai ter com Jesus e diz-lhe:
- Filho, olha que o vinho acabou.
Jesus respondeu:
- A minha hora ainda não chegou, Mãe.
Mas Maria sabia que Jesus não lhe ia negar e mandou trazer cem vasilhas de cem litros e enchê-las de água. Os empregados, desconfiados, obedecem, e quando deitam a água nos copos, a água tinha-se transformado no melhor dos vinhos. Maria piscou o olho a Jesus e Jesus sorriu-lhe. Os apóstolos ainda com mais confiança ficaram n’Ele.

Há tantos momentos em que por não estarmos atentos aos outros, perdemos a oportunidade de realizar pequenos “milagres” e com isso levar a alegria aos outros. Que a Avé Maria de hoje nos ajude a estarmos atentos a estes momentos, porque estes pequenos momentos ajudam-nos a construir um mundo de alegria.
Avé Maria...

11 de Dezembro

Em Nazaré conhecem Jesus. Viram-No crescer, viram-No brincar. Sabem que o seu Pai era José, o carpinteiro e sua Mãe é Maria. Também em Nazaré, há um lugar chamado Sinagoga, onde as pessoas se reunem para orar e ler a Bíblia. Um sábado, dia de festa para os Hebreus, Jesus vai a Nazaré. Todos estão na Sinagoga, Maria também. Jesus entra e lê um texto da Bíblia. Depois, explicando-o diz:
- Eu sou aquele que esperais, aquele de que a Bíblia fala, sou o Salvador.
As pessoas que o ouvem ficam escandalizadas, e comentam entre si:
- Mas não é Ele o filho do carpinteiro, e a sua Mãe não é Maria? E diz Ele ser o Salvador...o Filho de Deus?
Chamar-se a si Filho de Deus era blasfémia, e quem o dissesse merecia a morte. Os habitantes de Nazaré, depois de terem comentado, tentam prender Jesus para O matar e deitam-no dum precipício abaixo. Maria treme de medo e recorda a voz do anjo Gabriel:
- Queres ser a Mãe do filho de Deus?
Jesus consegue escapar da multidão, mas não voltará mais a Nazaré. Os apóstolos apanham também um grande susto, tendo ainda algumas dúvidas de que seja Jesus o Salvador.
Jesus não quer ser Rei. Ele veio à terra para trazer o perdão de Deus, não para mandar. Mas isto, os apóstolos não tinham ainda percebido.

Assim como nós, que tantas vezes não percebemos a mensagem que Deus tem reservada para cada um. Não percebemos umas vezes, outras não queremos perceber.
Avé Maria....

12 de Dezembro

Muitas vezes Jesus deixa os seus doze amigos para se retirar para a montanha. Aí reza sozinho ao Pai que está nos céus. Por várias vezes fica toda a noite em oração. O Envangelho, embora não diga que Jesus falava com o Pai, certamente que Ele pedia a Deus que perdoasse todas as pessoas das maldades, das mentiras, dos egoísmos, das vinganças. É que muitas vezes as pessoas ao pecarem não se dão conta de todo o mal que fizeram.
Jesus caminha pelas estradas da Palestina durante 3 anos. Durante este tempo de missão cura os doentes, consola os pobres, perdoa os pecadores, ensina as pessoas a rezar, fala do Amor de Deus e abraça as crianças. Jesus gosta muito das crianças e tem por elas uma ternura especial, colocando-as por vezes entre os joelhos e brincando com elas. Os apóstolos às vezes irritam-se e tentam impedir as crianças de chegarem a Jesus, resmungando que Jesus está a perder tempo com elas. Jesus diz-lhes:
- Deixai que as crianças venham para junto de mim. E digo-vos mais, se quereis entrar no Paraíso, devereis tornar-vos como estas crianças.

É preciso que tenhamos sempre ternura e tempo para as crianças porque o mundo delas é um mundo muito especial em que temos que entrar com jeitinho em vez de as obrigar a que percebam o nosso.
Avé Maria....

13 de Dezembro

Quando Jesus fala, as pessoas gostam tanto de O ouvir que se esquecem de tudo, até de comer. Houve uma vez em que as pessoas O seguiram durante vários dias para O ouvir falar. Ao todo eram mais de cinco mil pessoas, homens, mulheres e crianças. Jesus vê a numerosa multidão e pergunta aos apóstolos:
- Aonde podemos comprar pão para matar a fome a toda esta gente ?
Um dos apóstolos respondeu:
- Bem sabes que somos pobres e não temos dinheiro para comprar tanto pão. Há só ali um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes.
Então Jesus manda sentar todos na relva, pede ao rapaz que lhe dê os cinco pães e os dois peixes. Jesus abençoa estes alimentos e ajudado pelos apóstolos começa a distribuir comida pelas pessoas. Nunca mais acabavam os pães e os peixes. As pessoas ao verem que Jesus fez um milagre, querem fazê-lo rei, mas Jesus afasta-se, indo-se embora.

Tantas vezes que na nossa vida se cruzam pessoas com fome, com fome de comida e com fome de amor. Que consigamos distribuir “alimento”.
Avé Maria....

14 de Dezembro

Os apóstolos não gostam que Jesus recuse ser rei. Ainda não compreenderam que Jesus veio à terra para ser rei. Jesus disse-lhes:
- O pão que dei de comer a toda esta gente é importante. Mas há um outro pão que é ainda mais importante. Eu sou o pão descido dos Céus. Quem come o pão de trigo ou cevada, voltará a ter fome. Quem me come jamais terá fome.
Os apóstolos comentam sem perceberem nada:
- Mas como é isto, devemos comê-lo?
Jesus diz:
- Se não comeis a minha carne e não bebeis do meu sangue, não tereis a vida em vós.
Os apóstolos confusos pensam:
- Agora é que Jesus está mesmo a exagerar, passou-se
Jesus pergunta-lhes:
- Quereis ir embora por estas palavras vos parecerem estranhas?
Pedro, que Jesus tinha nomeado o chefe dos apóstolos diz:
- Embora nem sempre entendamos as tuas palavras, ficamos contigo, as tuas palavras fazem-nos bem.
Jesus fica contente com a resposta de Pedro.

Embora por vezes não percebamos muito bem a vontade de Deus, Deus sabe o que é melhor para cada um de nós, apenas temos que confiar-Lhe as nossas vidas.
Avé Maria...

15 de Dezembro

Entretanto o tempo passa. Certo dia Jesus diz:
- A minha hora aproxima-se. Daqui a pouco iremos a Jerusalém. Lá, os sacerdotes do Templo e outras pessoas que não me amam, prender-me-ão, condernar-me-ão à morte e matar-me-ão. Mas não vos assustais. Passados três dias voltarei à vida.
Pedro escuta muito nervoso estas palavras de Jesus. Nem sequer o deixa terminar:
- Que dizes, Jesus? Tal coisa jamais te acontecerá. Nós defender-te-emos. Arranjo uma espada e quem te tocar terá de se haver comigo.
Jesus ao ouvir este desabafo de Pedro, sorri, embora com um sorriso triste e responde:
- Também vós, meus queridos amigos, me abandonareis. Ireis fugir como ovelhas quando o lobo se aproximar. Também tu, Pedro, me abandonarás e negarás que me conheces.

Muitas são as atitudes, acções e ausência delas, no dia a dia, que nos fazem negar a Cristo. Nas pequenas coisas e nas grandes coisas. Inúmeras vezes dizemos: Não, a Cristo. Que esta Avé- Maria nos dê força a vivermos voltados para Ele e a dizermos sempre Sim, como Maria.
Avé Maria....

16 de Dezembro

Enquanto Jesus está a caminho de Jerusalém, o seu amigo Lázaro adoece. As irmãs, Marta e Maria, aflitas mandam um criado avisar Jesus, para que Ele venha depressa. Quando Jesus chega com os apóstolos, Lázaro já estava sepultado. Marta diz-lhe:
- Jesus, se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido.
Jesus responde:
- O teu irmão ressuscitará. Eu sou a ressureição e a vida.
Aproxima-te do túmulo e começa a chorar. As pessoas comentam como Jesus gostava de Lázaro. Jesus limpa as lágrimas e diz:
- Tirai a pedra que tapa o túmulo.
Marta responde:
- Lázaro já está sepultado há quatro dias, o seu cadáver já terá mau cheiro.
Jesus insiste:
- Tirai a pedra.
Então Jesus levanta os olhos ao Céu e reza em voz baixa. Depois diz com voz forte:
- Lázaro levanta-te e sai para fora.
E Lázaro sai com as mãos e com os pés ligado. Jesus diz:
- Tirai-lhe as ligaduras e deixai-o ir.
Desta forma, Jesus antes de ir para Jerusalém onde irá encontrar a morte, fez este último milagre ao seu maior amigo.

Quem ainda não chorou a morte? É mais fácil quando se acredita na ressureição. Dediquemos esta Avé Maria a todos aqueles que não acreditam e que por isso para eles a morte representa um vazio e uma incompreensão.
Avé Maria....

17 de Dezembro

Os sacerdotes do Templo de Jerusalém estão muitos zangados com aquilo que Jesus fez e diz. Julgam-se pessoas mais próximas de Deus e as obras que fazem são para receberem elogios.
Jesus diz que é preciso ser-se bom, e não somente quando os outros estão a ver, porque lá em cima está o Pai sempre a olhar para nós.
Estas palavras irritam muito os sacerdotes, principalmente quando Jesus diz que é Filho de Deus. Só não mandam prender Jesus, porque sabem que há muita gente que gosta d’Ele.
A pessoa mais decidida a mandar matar Jesus é Caifás, o chefe dos sacerdotes do Templo. Anda à procura duma boa razão para prender Jesus e fazê-lo condenar à morte por Pôncio Pilatos. Jesus sente que a hora da sua morte está próxima.
Também Maria tem a intuição de que está a chegar o horrível momento. O sofrimento de Maria é enorme e a pouco e pouco Ela vai ficando mais preocupada e mais triste, só de pensar no que farão a seu Filho.

Que não veja a nossa mão esquerda o que faz a direita. Que não sejam os olhos dos outros a orientar a nossa caridade, mas o nosso coração.
Avé Maria...


18 de Dezembro

Jesus entra em Jerusalém com os apóstolos e uma multidão acolhe-O em festa. Jesus vem de burro e sorri a todos. Todos O aplaudem e agitam ramos de oliveira. Gritam:
- Viva Jesus. Viva Jesus.
Maria está contente por ver todo aquele entusiasmo. Quando Jesus chega ao Templo, aquilo mais parecia uma feira do que uma casa de oração. Então, Jesus, irritado, desce do burro e começa exaltado a fustigar os comerciantes. Derruba mesas e mercadorias e os comerciantes assustados fogem.
Por detrás das colunas do Templo, os sacerdotes observam tudo com raiva. Este episódio era mesmo a ocasião que esperavam.
Caifás, às escondidas, combina com um apóstolo de Jesus, Judas, o modo de Jesus ser preso sem as pessoas darem por isso. E Judas promete, a troco de trinta moedas de ouro, entregar-lhe Jesus.
Jesus, já há muito sabia que Judas O iria trair, mas nunca o repreendeu e tratou-o sempre como amigo.

Que a Avé Maria de hoje nos ajude a sermos sempre dedicados e fiéis aos nossos amigos e que essa dedicação e fidelidade jamais esteja posta em causa, por qualquer que seja o valor em causa.
Avé Maria....

19 de Dezembro

Um dia antes da sua prisão, numa 5ª feira, Jesus oferece aos apóstolos uma ceia de despedida. Estão 13 à mesa e durante a ceia, Jesus toma o pão, abençoa-o e parte-o, oferecendo aos apóstolos, dizendo:
- Tomai e comei, isto é o meu corpo. Fazei-o vós também em memória de mim.
Também Judas está na ceia, mas sai antes que esta termine. Depois da ceia, Jesus quer ir rezar. Já é tarde e não há estrelas. Jesus vai com os apóstolos para um pequeno olival. Os apóstolos adormecem e Jesus muito triste, reza ao Pai para que lhe dê forças para enfrentar a morte. Está ainda a rezar quando chega Judas com os soldados. Juda tinha dito aos soldados:
- Aquele que eu beijar é Jesus, prendei-O
Judas aproxima-se de Jesus, abraça-O e beija-Lhe o rosto.
Jesus também o abraça e chama-lhe amigo. Judas ao ouvir Jesus chamá-lo amigo, compreende a gravidade da sua traição, e as trinta moedas que tinha recebido pela traição pesam-lhe muito na bolsa que traz presa à cintura.
Para se castigar a si mesmo daquilo que fez, Judas vai enforcar-se numa árvore, embora Jesus já lhe tenha perdoado.

Por mais que tropecemos, Deus está sempre disposto a nos perdoar, a nos dar a mão e a nos ajudar a levantar. Por isso nunca é tarde par recomeçar.
Avé Maria....

20 de Dezembro

Os soldados amarram Jesus e levam-no a Caifás, o chefe dos sacerdotes, que Lhe pergunta:
- Então és tu o Filho de Deus?
Jesus responde:
- Sim, sou eu.
Então Caifás, irritado rasga a sua túnica, bate com os pés no chão e grita:
- Blasfémia, temos de O condenar à morte, levai-O a Pôncio Pilatos.
Enquanto interrogam Jesus, Pedro entra nos jardins do palácoo. Há uma mulher que o fixa longamente e diz:
- Eu conheço este homem, é amigo de Jesus, o que acabaram de prender. Pedro empalidece e responde:
- Estás maluca mulher, esse Jesus nem sequer O conheço.
Naquele momento os soldados passam com Jesus amarrado, que olha firmemente Pedro. Pedro encosta então a cabeça ao muro e desata perdidamente a chorar.
É já dia quando os soldados arrastam Jesus pelas ruas de Jerusalém. A multidão que antes o aplaudia, agora vaia-O e insulta-O. Maria caminha no meio da multidão numa tristeza sem fim. Os sacerdotes contam então a Pilatos uma mentira. Dizem que Jesus disse para se desobedecer ao imperador Romano. Pilatos, que não tem nada contra Jesus, com medo que as pessoas pensassemmal dele, condena Jesus à morte. Maria chora no meio da multidão. Os apóstolos permanecem calados. Ao longo do caminho as pessoas podiam cuspir ou atirar-Lhe pedras. Se o condenado caisse com o peso da cruz, era levado à força com pontapés e chicotadas pelos soldados. A túnica que Maria tinha feito 3 anos antes, está encharcada de sangue.

Muitas vezes a cruz das pessoas que nos rodeiam, é muito pesada. Cuspimos e atiramos pedras ou damos uma ajuda a torná-la mais leve, mesmo que os “soldados” estejam a ver? Ou ficamos apenas a observar esses calvários como se de simples paisagem se tratasse?
Avé Maria....

21 de Dezembro

Quando Jesus chega ao local de crucificação, tiram-Lhe a túnica, pregam-No na cruz e levantam-No da terra. Junto à cruz, além de Maria está João, o apóstolo mais novo e o único que não fugiu. Jesus, já sem força na voz diz: - Mãe, não chores. Deixo-te o meu amigo João como se fosse teu filho.
Depois vira-se para João e diz:
- João, peço-te que fiques sempre perto da minha mãe. Confio-ta como se fosse tua.
Jesus veio trazer o perdão, então pede a Deus por todos aqueles que o crucificaram:
- Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
Ao meio dia o sol cobre-se de nuvens, e sobre a terra desce uma grande escuridão. Ás três horas da tarde, Jesus levanta os olhos ao céu e diz:
- Pai, a minha missão está cumprida. Entrego-me nas tuas mãos.
Então a Sua cabeça caiu sobre o ombro.
Á noitinha Pilatos dá licença para que se retire o corpo da cruz. Maria permanece junto de Jesus crucificado e lembra-se das Suas palavras:
- Após a minha morte, ressuscitarei.
Tiram Jesus da cruz, Maria retira-Lhe os espinhos da cabeça e enrolam-no num manto novo. Depois colocam-No no sepúlcro.
Passa o sábado, dia de descanso. No domingo as senhoras iam acabar o trabalho no sepúlcro de Jesus, e quando chegam, os soldados tinham desaparecido e o sepúlcro estava vazio. Um anjo que estava sentado na pedra diz:
- Não vos assusteis. Jesus ressuscitou. Ide contar esta boa notícia aos vossos amigos.
Então as mulheres saíram a correr gritando:
- Jesus ressuscitou, Jesus ressuscitou!
Hoje a Avé Maria é para ser rezada ainda com mais convicção, por todos os nossos pecados que fazem todos os dias uma nova crucificação a Jesus.
Avé Maria....

22 de Dezembro

Antes de subir ao Céu, Jesus diz aos apóstolos:
- Enviar-vos-ei o Espírito Santo. Pregai a toda a gente o que vos ensinei.
Depois pergunta a Pedro:
- Pedro amas-me?
Pedro fica envergonhado por ter traído Jesus três vezes e responde:
- Sim Jesus eu amo-Te.
Então Jesus diz-lhe:
- Confio-te todos os meus cordeirinhos, homens e mulheres.
Depois pergunta novamente:
- Pedro, amas-me?
Pedro responde:
- Sim Jesus eu amo-Te.
Jesus diz-lhe:
- Sê então o pastor das minhas ovelhas.
Pela terceira vez Jesus pergunta:
- Pedro, amas-me a sério?
Pedro responde:
- Tu que sabes tudo, sabes bem como eu te amo.
Então chorou amargamente a sua culpa. Jesus diz-lhe:
- Conduz as minhas ovelhas às pastagens, ajuda todos a amar Deus e a amarem-se todos uns aos outros.
Jesus sobe aos Céus e os apóstolos, após a descida do Espírito Santo sobre eles, enchem-se de coragem e alegria e começam a pregar a boa notícia:
- Jesus veio à terra para nos salvar.

Este pedido feito a Pedro, é feito a cada um de nós individualmente.
Avé Maria....

23 de Dezembro

Jesus veio dizer-nos que gosta de todos e que Deus é nosso Pai e está disposto anos perdoar se nós nos arrependermos. E para nos dizer isto, Jesus quis vir à terra viver connosco e tornar-se como nosso irmão. Por isso necessitava de uma Mãe. Deus escolheu uma rapariga de 16 anos, Maria, numa pequena aldeia, Nazaré, e que está noiva de José, o carpinteiro.
Uma noite, quando Maria está a costurar é envolvida por uma grande luz. Fica assustada, e uma voz meiga diz-lhe:
- Boa noite, Maria, sou o anjo Gabriel e venho dar-te um alegre notícia. Foste a escolhida por Deus para trazer ao Mundo o Seu Filho que se chamará Jesus e será o Salvador que virá trazer o perdão de Deus.
Maria fica admirada e cheia de alegria com estas palavras. Pergunta ao anjo:
- Que dirá José?
E o anjo diz-lhe:
- José será o teu marido.
Maria diz:
- Assim seja se essa é a vontade do Senhor, estou pronta para O servir.
O anjo Gabriel sorri e afasta-se. Maria estava à espera de Jesus.

Rezamos hoje a Avé-Maria “mastigando” cada uma das suas palavras, e pensemos se estamos também prontos e disponíveis a servir a Deus em cada uma das tarefas da nossa vida.
Avé Maria....

24 de Dezembro

Três meses depois, Maria ainda não conseguiu contar a José. José já se apercebera que Maria espera um filho, mas sabe que não é possível Maria ter feito algo de errado. Todos os dias José chora por não saber o que se passa com Maria e pelo que irão dizer dela por ter um filho antes de casar. Numa noite, José tem um sonho, em que um anjo lhe diz:
- José, não deves deixar Maria, deves casar com ela e o seu filho será Jesus, Filho de Deus, e tu tratá-Lo-ás como teu filho.
José acorda cheio de alegria e põe-se em oração a Deus agradecendo-lhe por ser o homem mais feliz do mundo. Seguidamente vai ter a correr com Maria e pede-lhe desculpas pela sua incompreensão. Alguns dias depois casam e vão viver juntos. José é carpinteiro e por isso trata de fazer um berço em madeira para Jesus, quando nascer. Maria prepara umas roupas porque se aproxima o dia do nascimento.
Certo dia o imperador César Augusto manda todas as pessoas recensearem—se à terra aonde nasceram. José como nasceu em Belém, tem de ir lá.
Como era pobre, pediu um burro emprestado e parte na longa viagem, com Maria, que está quase a ter o Filho.

José era pobre, mas muito rico. Que a Avé Maria de hoje nos ajude a sabermos distinguir sempre qual é a verdadeira riqueza e qual é a riqueza que faz de nós miséria.
Avé Maria....

25 de Dezembro

Após vários dias de viagem, chegam a Belém. Como havia muita gente para se recensear, já não havia lugar na estalagem. Então José, aflito, procura uma gruta para se agasalharem. Encontra uma gruta que tem apenas uma vaquinha que dorme sobre a palha. José prende o burro, que adormece logo, tal era o cansaço da viagem. Depois acomoda Maria, que cansada, põe-se a dormir. Seguidamente vai atá à entrada da gruta e põe-se a olhar o Céu. Há muitas estrelas, mas há uma, mais pequena que as outras, que brilha mais. José esforça-se por não adormecer, não vá Maria precisar de alguma coisa. De repente ouve Maria a chamar baixinho ao mesmo tempo que houve uma criancinha chorar. Entra na gruta e vê Maria feliz e sorridente, envolta numa luz branca. Nos braços segura Jesus. A estrela brilha ainda mais forte. José abre o embrulho e tira as fraldas. Jesus pára de chorar, mas treme de frio. Então José prepara-lhe umas palhinhas e coloca aí Jesus. Nas outras grutas há uma voz de um anjo que lhe diz:
- Depressa, ide àquela gruta porque nasceu o Salvador.
Então pastores e ovelhas vão a correr ver Jesus e entram na gruta. José com o dedo na boca recomenda silêncio para não acordar o Menino, mas é tanta a alegria que os pastores não conseguem fazer silêncio e com o barulho acordam Jesus. Jesus não chora e quando olha para os pastores sorri-lhes. A promessa de Deus, escrita na Bíblia de enviar o seu Filho Salvador, estava cumprida. Hoje é Natal.

Hojé é Natal e acabou esta História. Acabou de ser escrita, mas deve ser o início de uma nova história dentro de cada um de nós. Porque Natal é nascer e nascer é começar. E todos os dias há que saber começar, todos os dias há que ser Natal. Para isso Jesus conta com cada um de nós, conhece-nos individualmente, chama-nos pelo nosso nome e está à espera que cada um escreva parte da história que lhe cabe. E pede-nos que contemos essa história às crianças com ternura e aos velhos com exemplos.

Pai Nosso.....
Avé Maria....


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia