Paróquia de Fajozes: visita pastoral
2004-11-30 08:43:14

A Paróquia de Fajozes recebeu entre os dias 15 e 21 de Novembro a visita pastoral.

Fajozes é uma freguesia do concelho de Vila do Conde que dista cerca de 4,5 Km da sede do concelho, ocupando uma área aproximada de 700 ha. O topónimo tem origens ancestrais, ligado certamente à flora — terra de faias.

A história da freguesia de Fajozes remonta à época anterior à fundação da nacionalidade. A freguesia pertencia à Terra da Maia e chegava ao mar por uma faixa de bouças e areias e foi benefício do padroado Real. Pelo privilégio desta condição, não pertenceu a mosteiro nem a jurisdição de senhor nobre.

É terra com tradição de boa agricultura e abastados lavradores e possui grandes unidades industriais e estabelecimentos de comércio.
Aliás, Nas últimas décadas, Fajozes ganhou uma nova paisagem de características urbanas, que convive com o seu cunho ainda marcadamente rural. Mas a sua economia acompanha as principais vertentes do progresso, até porque os seus jovens empresários agrícolas têm, em métodos e gestão tecnológica, acompanhado as várias vertentes do progresso.

Ao longo da visita pastoral à freguesia, D. João Miranda, bispo auxiliar do Porto teve ocasião de ver esta comunidade humana e cristã.
O Pároco local, Padre António Pinto, orientou a preparação e acompanhou o Prelado nas diversas actividades públicas que este realizou junto da população.
A visita começou na Terça-feira com a visita ao doentes e com uma visita à Escola e um almoço de confraternização com os professores.

Na Quarta-feira, foi o dia de visita à Associação "O Tecto", importante obra de solidariedade social que, nasceu da inspiração cristã de alguns jovens desta paróquia. Ouve ainda tempo para apresentar cumprimentos à Junta de Freguesia e para conhecer de perto o Património dos Pobres, pertença da paróquia. À noite, houve um encontro com os jovens e com os crismandos.

Na Sexta-feira, na Assembleia Paroquial, foi a vez da apresentação de todos os grupos paroquiais e dos movimentos eclesiais que aqui fazem apostolado se apresentarem. O Senhor Bispo ouviu todos com atenção e recordou de uma forma simples alguns aspectos da apostolicidade da Igreja, da demografia da nossa diocese e das preocupações do nosso bispo. Constatou-se que a prática dominical está a diminuir e que a juventude tende a afastar-se gradualmente da Igreja. O Prelado deixou também o desafio de se criar um Conselho Pastoral Paroquial. Por fim, agradeceu o trabalho de todos os colaboradores, desde as zeladoras, passando pelos acólitos, cantores, leitores, membros do conselho económico, confrarias, vicentinos, cursistas, etc.
No Sábado houve uma Missa com Crianças, muito participada e com ritmos e dinâmicas mais jovens. O Senhor Bispo falou ao coração de todos e, aproveitando a temática da Festa de Cristo-Rei, lembrou a todos que o nosso Rei é Jesus e que quando nos aproximamos da Eucaristia, vimos ao encontro desse nosso Amigo. A Eucarsitia terminou com um lanche-convívio entre todos.
A Eucaristia dominical, com a administração do Crisma, encerrou a Visita Pastoral a esta paróquia. Fez-se o balanço da semana e acentuou-se os desafios.
A Paróquia, local onde a maioria dos cristãos faz o seu encontro com a Igreja, recebeu em Festa o nosso Bispo e sente-se agora mais renovada e entusiasmada para continuar a crescer. Que em breve se vejam os frutos!