Arquidiocese de Boston vende paróquias
2004-11-24 12:46:33

O Arcebispo de Boston, D. Sean O Malley, colocou à venda as propriedades de 16 paróquias que foram fechadas, mas adiou a data de encerramento de outras seis. Numa carta enviada a todos os católicos da arquidiocese norte-americana, o prelado explica que estas medidas se devem ao declínio da prática dominical, à falta de padres e a problemas financeiros, “piores do que as pessoas pensam”.

A arquidiocese de Boston, Massachusetts, esteve quase a declarar falência no ano passado, devido a processos contra sacerdotes por alegado assédio sexual de menores, tendo em Novembro de 2003 chegado a um acordo, no valor de 85 milhões de dólares (70 milhões de Euros), para resolver os processos abertos por mais de 500 pessoas que alegavam terem sido vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes.
Na sequência do escândalo, que atinge a arquidiocese desde 2001, as dádivas dos fiéis caíram em 50%, o número de novas ordenações decresceu e muitos católicos deixaram de ir à missa nos Domingos. “Se não tomarmos decisões difíceis agora, a missão da Igreja será seriamente comprometida no futuro”, assinala D. O’Malley.
O prelado decidira em Maio passado que 70 das 357 paróquias da sua arquidiocese seriam fechadas e, desde então, quase 50 já foram encerradas. Outras 16 igrejas foram incluídas no plano de reestruturação, com oito a servirem novas paróquias e outras oito a permanecerem abertas como locais de culto ao cuidado de paróquias vizinhas.