Evangelizar com a informática na Colômbia
2004-11-25 12:38:36

O terceiro Encontro colombiano de Informática, convocado pela Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), ofereceu pistas para que as realidades eclesiais possam evangelizar através das tecnologias da informática.

O evento, celebrado de 8 a 11 de Novembro, congregou 45 delegados em representação das jurisdições eclesiásticas, seminários e comunidades religiosas da Igreja na Colômbia e foi organizado de maneira conjunta pela Conferencia Episcopal da Colômbia e o Centro de Formação e Desenvolvimento da RIIAL, «Nossa Senhora de Guadalupe».
O seu objectivo era, segundo explicaram seus organizadores, «suscitar a reflexão pastoral sobre a utilização das tecnologias da informática para a Evangelização, segundo os critérios da RIIAL e visualizar as iniciativas e as ferramentas que possam ser de utilidade para as jurisdições».
No fim do encontro, os participantes publicaram uma «declaração final» na qual se comprometem «a comunicar o Evangelho de Cristo»; e a assumir o desafio lançado pela Igreja de «ter uma presença visível e activa na Internet, e ser interlocutora no diálogo público sobre o seu desenvolvimento, indicando os critérios éticos e morais aplicáveis a este campo, critérios que se encontrarão nos valores humanos e cristãos».