paroquias.org
 

Notícias






Bíblias na Biblioteca
2004-11-12 13:08:11

A Biblioteca Pública de Braga (Univ. Minho) associando-se à iniciativa cultural A Bíblia Manuscrita apresenta no átrio do Salão Medieval a mostra bibliográfica "Algumas Bíblias" (sécs. XVI/XIX) da Biblioteca Pública de Braga.

Sabendo-se que o fundo antigo da Biblioteca foi constituído pelas livrarias dos conventos extintos
em 1834 é natural que nas suas colecções se encontrem dezenas de exemplares de Bíblias.
A mais antiga é um incunábulo impresso em Basíleia em 1491 e que pertenceu ao Convento de S. Frutuoso.
Encontram-se depois inúmeros exemplares em diversos formatos, com ou sem ilustrações, de Bíblias dos séculos XVI a XIX, escritas em diferentes línguas (hebraico e grego, latim, espanhol, italiano, francês e alemão), impressas em cidades como Paris e Lyon, Veneza e Pádua, Barcelona, Antuérpia e Colónia, entres outras.

A mais antiga Bíblia traduzida para português existente na BPB, de que foi autor A. Pereira de Figueiredo, foi impressa em Lisboa em 1794 e apresenta uma magnífica folha de rosto.
Daquele que é considerado o mais antigo tradutor para a nossa língua do chamado ”livro dos livros” (o que aconteceu em 1753), João Ferreira de Almeida, apenas se conserva uma edição de Londres de 1819.

As Bíblias que se encontram patentes no átrio do Salão Medieval pertenceram aos mosteiros de Tibães, Pópulo, Congregados, Bouro, aos jesuítas ou ao Colégio do Espírito Santo, apresentando como é natural evidentes sinais de uso.
A Biblioteca Pública revela assim a todos os interessados mais uma parcela significativa do seu património bibliográfico, que conserva e trata desde 1841.

A mostra bibliográfica poderá ser visitada até 30 de Novembro nos dias úteis das 9 às 12.30h e das
14 às 17.30 horas e aos sábados e domingos (dias em que decorre a iniciativa da escrita manual voluntária da Bíblia) das 12 às 18 horas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Alfredo Abreu, Coordenador Nacional
Tels. 213 590 423, 968 708 855, 933 512 297
Email: a.abreu@sociedade-biblica.pt
www.biblia-manuscrita.net


A operar desde 1835 em Portugal, a Sociedade Bíblica é uma organização cristã, interconfessional, sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública pelo Governo português. Tem por missão promover a maior e mais ampla distribuição da Bíblia em Português ou em qualquer outra língua e incentivar a interacção com as Sagradas Escrituras em cooperação com todas as igrejas. A Sociedade Bíblica de Portugal está integrada numa fraternidade mundial, as Sociedades Bíblicas Unidas, que conta com cerca de 130 sociedades bíblicas nacionais a actuar em mais de 200 países e territórios, e que celebra este ano 200 anos de actividade.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia