CNJP tem um rosto novo
2004-11-14 11:06:59

Com um rosto novo e um grafismo mais atraente, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) tem on-line a sua nova página na Web: http://cnjp.ecclesia.pt .

Comissão, Documentos, Links, Comissões Diocesanas e Contactos são algumas entradas que o cibernauta encontra. Na página principal encontra duas sessões: agenda da CNJP e notícias sobre este organismo.
Vinte anos atrás a “Conferência Episcopal Portuguesa” criou a Comissão Nacional de Justiça e Paz, como um organismo laical, com a finalidade genérica de promover e defender os ideais da Justiça e da Paz à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. “A Comissão actua sob sua própria responsabilidade, não vinculando necessariamente a Hierarquia” – realça-se na apresentação da página.
Nestes 20 anos, quatro equipas cumpriram esta missão. Os membros desta Comissão referem na sua página que “estaremos com todos os que, de qualquer credo e religião, ou agnósticos, com envolvimento político ou associativo diverso, procurem a Justiça e a Paz”.
Ao entrar na secção «comissão», encontra as publicações – Cadernos Justiça e Paz; alguns livros, artigos-intervenções e comunicados de imprensa. Como a CNJP está em sintonia com as «suas irmãs» do mundo oferece também alguns endereços de outras páginas de Comissões Nacionais (Austrália, Áustria, Brasil, Espanha-Catalunha, Reino Unido e Suíça) e de alguns movimentos. Implantada em sete dioceses portuguesas, os contactos dos responsáveis das comissões diocesanas também estão disponíveis on-line. Se quiser saber o tema dos dias mundiais da paz desde 1968 a 2004 também os encontra na nova página da CNJP.
De acordo com o seu compromisso eclesial de fidelidade ao pensamento social da Igreja, e no entendimento de que este se não esgota na letra dos documentos que são a sua expressão mais visível, “prestaremos a maior atenção às questões que surgiram ou surjam na sociedade portuguesa e no mundo” – sublinham os 12 membros que constituem a Comissão Nacional Justiça e Paz.