paroquias.org
 

Notícias






Sampaio Diz Que Bíblia Faz Parte da Cultura Portuguesa
2004-11-07 15:21:10

Foi no salão nobre da reitoria da Universidade de Lisboa que o Presidente da República e mais 26 personalidades da vida pública escreveram, ontem à noite, vários versículos bíblicos à mão. Uma forma de dar importância a um texto que faz parte da cultura portuguesa, como afirmou Jorge Sampaio, respondendo a uma pergunta do PÚBLICO.

Desse modo se dava início formal à iniciativa "A Bíblia Manuscrita", que decorre neste e nos próximos dois fins-de-semana, em todas as capitais de distrito. Na Universidade de Lisboa, a Sociedade Bíblica Portuguesa montou o "scriptorium" da capital, onde todos os interessados se podem dirigir, independentemente da sua crença religiosa, e copiar alguns versículos da Bíblia.

Cinco grandes mesas foram preparadas para receber as diferentes personalidades convidadas pela Sociedade Bíblica ou que integram a comissão de honra da iniciativa. Entre os presentes, Mota Amaral (presidente do Parlamento), D. José Policarpo (cardeal-patriarca de Lisboa), Carmona Rodrigues (presidente da Câmara de Lisboa), o núncio do Vaticano em Lisboa Alfio Rapisarda. Nas restantes mesas, juntavam-se personalidades como Eunice Muñoz, João Bénard da Costa, Maria Barroso ou Ernâni Lopes.

Numa folha preparada para o efeito, o Presidente deixou escritos os primeiros oito versículos do capítulo três do livro do Eclesiastes. Reza assim esse conhecido excerto: "Neste mundo, tudo tem a sua hora; cada coisa tem o seu tempo próprio. Há o tempo de nascer e o tempo de morrer; o tempo de plantar e o tempo de arrancar; o tempo de matar e o tempo de curar; o tempo de destruir e o tempo de construir; o tempo de chorar e o tempo de rir; o tempo de estar de luto e o tempo de dançar; o tempo de atirar pedras e o tempo de as juntar; o tempo de se abraçar e o tempo de se afastar; o tempo de procurar e o tempo de perder; o tempo de guardar e o tempo de deitar fora; o tempo de rasgar e o tempo de coser; o tempo de calar e o tempo de falar; o tempo de amar e o tempo de odiar; o tempo da guerra e o tempo da paz."

Não é de agora a predilecção de Sampaio pelo livro do Eclesiastes. Já há dois anos, o Presidente tinha escrito um texto sobre este livro bíblico, numa edição que reúnia a escritura e comentários de diversas personalidades.

Já o cardeal-patriarca de Lisboa escreveu os três primeiros versículos do livro da Sabedoria: "Amem a justiça, todas as autoridades do mundo; tenham bons pensamentos a respeito do Senhor e com corações sinceros procurem conhecê-lo. Pois os que não exigem provas do Senhor conseguem achá-lo; ele mostra-se aos que têm fé nele. Pensamentos enganosos afastam a pessoa de Deus; quando os tolos põem o Todo-Poderoso à prova, ele repreende-os."

"São as regras da humildade", comentou D. José sobre o excerto que escrevera. E quanto à iniciativa, que apoiou "desde a primeira hora", o patriarca disse que o projecto não é nem cultural nem religioso: "Separar a religião e a cultura não é necessário. Esta é uma iniciativa religiosa de âmbito cultural", sintetizou.

A noite terminou com um concerto transmitido pelo segundo canal da RTP e onde participaram, entre outros, Jorge Palma, Filipa Pais e Sara Tavares. Hoje e amanhã, e nos próximos dois fins-de-semana, os diversos "scriptoria" estarão a funcionar, esperando os organizadores a participação de pelo menos 100 mil pessoas na iniciativa - o que dará para fazer três exemplares da Bíblia completa.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia