paroquias.org
 

Notícias






Santa Sé apresenta a Liberdade Religiosa como antídoto para o terrorismo
2004-10-28 12:59:07

“A Liberdade Religiosa não é uma ameaça à coexistência pacífica, mas um recurso duradouro na batalha contra o terrorismo”, disse o observador permanente da Santa Sé na ONU, Arcebispo Celestino Migliore.

Num discurso hoje publicado pela sala de imprensa da Santa Sé, o representante do Papa sublinhou que “as autoridades religiosas têm nas suas mãos poderes e recursos para a luta contra o terrorismo, sendo chamados a criar e difundir uma sensibilidade religiosa, cultural e social que não sucumba diante de actos de terror, mas antes os rejeite e condene”.
O prelado falava na 3ª comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de eliminação religiosa, tendo destacado que os Credos religiosos “devem ser considerados como um valor positivo e não como uma ameaça”.
“As autoridades públicas, os legisladores e os juizes têm uma grave e evidente responsabilidade de favorecer a convivência pacífica entre os diversos grupos religiosos e de os fazer seus colaboradores na construção da sociedade”, acrescentou.
A Santa Sé condenou, ainda, a tendência de “confinar as expressões religiosas a uma esfera puramente privada, que ignora e nega a natureza das autênticas convicções religiosas”.
Numa era de globalização, a Igreja Católica descortina “novas formas de intolerância religiosa” que ameaçam os direitos das comunidades religiosas na participação pública e democrática.
“A Santa Sé continuará a proclamar a dignidade humana como liberdade de consciência e liberdade religiosa, a nível individual e social”, concluiu o arcebispo Migliore.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia