paroquias.org
 

Notícias






Chiara Lubich homenageada por Universidade Pontifícia
2004-10-28 11:11:02

O Instituto de Teologia da Vida Consagrada “Claretianum” da Universidade Pontifícia Lateranense conferiu o doutoramento Honoris Causa em Teologia da Vida Consagrada a Chiara Lubich, Fundadora e Presidente do Movimento dos Focolares.

A cerimónia decorreu na passada segunda-feira, com a presença dos representantes dos ateneus pontifícios romanos e autoridades académicas e eclesiásticas. Participou na cerimónia o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, D. Rino Fisichella, Reitor da Universidade Pontifícia Lateranense.
O Conselho do Instituto Claretianum decidiu conferir a Chiara Lubich o doutoramento Honoris Causa pela “formulação de uma doutrina espiritual de cariz evangélico, inovadora, rica e profunda” e por ter “posto em evidência grandes temas da mensagem cristã, até ao ponto de se antecipar relativamente a algumas das questões desenvolvidas recentemente pelo Magistério e pela consciência eclesial”.
“Do mandamento do amor à procura da unidade, passando pela contemplação de Jesus Abandonado, Chiara Lubich soube formular uma intensa espiritualidade de comunhão, objecto de numerosas investigações no âmbito académico”, é o que se lê nas razões que levaram à aprovação da parte do Conselho.
No que diz respeito ao contributo específico para a Vida Consagrada, foi reconhecido que a fundadora dos Focolares “desenvolveu amplamente de uma forma completamente nova, os horizontes da consagração de vida, favoreceu a identificação desta com os carismas dos respectivos Fundadores e com novos incentivos para a vida comunitária”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia