"Fica Connosco, Senhor"
2004-10-22 01:14:50

O Ano da Eucaristia, que se prolonga de Outubro de 2004 até ao mesmo mês de 2005 nasce do assombro que a Igreja sente diante deste grande Mistério. É um assombro que não cessa de permear o espírito. Dele brotou a encíclica Ecclesia de Eucharistia.

Assim descreve João Paulo II a razão que motivou o seu último documento, intitulado “Fica Connosco, Senhor”, e já disponível em Portugal através da Paulinas Editora.
É com estas palavras dos dois discípulos a caminho de Emaús, dirigidas ao Viandante que se lhes tinha juntado no caminho, que o Papa intitula e inicia este documento. Palavras, que se pretendem, norteiem um ano que verá a Igreja particularmente empenhada na vivência do mistério da sagrada Eucaristia. Para que “ao longo do caminho das nossas dúvidas, inquietações e, às vezes, amargas desilusões, o divino Viandante continue a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com a interpretação das Escrituras, na compreensão dos mistérios de Deus”.
Ao longo das 36 páginas do documento, João Paulo II sublinha ainda os dois acontecimentos históricos que irão marcar o ano: o Congresso Eucarístico Internacional, de 10 a 17 de Outubro em Guadalajara (México), e a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 2 a 29 de Outubro, subordinado ao tema “A Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”.
Sempre sem esquecer os jovens, o Papa destaca ainda a realização da Jornada Mundial de Juventude, que se realizará em Colónia, Alemanha, de 16 a 21 de Agosto de 2005. “A Eucaristia é o centro vital ao redor do qual desejo que se congreguem os jovens para alimentar a sua fé e o seu entusiasmo", escreve João Paulo II. "Fica Connosco, Senhor" tem um preço de capa de 2,00 €.