paroquias.org
 

Notícias






Programa 70x7
2004-10-22 01:11:40

Poderá ser uma nova fórmula para o mesmo programa: setenta vezes sete vezes 25 anos. É a duração daquele que é o programa há mais tempo em antena nos canais da RTP.

A 21 de Outubro de 1979, no Dia Mundial das Missões, às 12:30 horas os lares portugueses ouviam falar nesse nome que, para um programa de televisão, provocava, no mínimo, curiosidade. “Foi uma espécie de fonte inspiradora para a nossa maneira de trabalhar onde se tira todo o vigor que tem a expressão metafórica em qualquer sítio”, confessa António Rego, autor do nome para o programa que, nos primeiros anos, realizava com Manuel Villas-Boas (Ver www.ecclesia.pt/setenta).
Quando chegou à antena, o Programa 70x7 rompeu com metodologias que assentavam unicamente na palavra para fazer passar conteúdos do Evangelho. Até então, era pelo discurso de uma pessoa, padre normalmente, que temáticas relacionadas com a Igreja Católica eram abordadas. “Aquilo com que o 70x7 vem ‘estoirar’, em termos de rotina, é não só sair para a rua, auscultar as pessoas, mas inclusivamente jogar com as imagens do quotidiano, construindo uma narrativa em mosaico. Isso era uma novidade do ponto de vista televisivo da época”. Carlos Capucho, que elaborou uma tese de mestrado a partir da análise a 4 programas 70x7, refere ainda que a valorização da linguagem simbólica marcou, decisivamente, o programa. O símbolo podia “dizer o que as palavras não diziam”. Às potencialidades do simbólico na televisão, António Rego aliava a proximidade com o povo: “respirar com o povo a sua experiência religiosa”.
Manuel Villas-Boas é co-fundador do 70x7. Vinha da mesma escola, a da linguagem simbólica, e lançou-se também nessa aventura de colocar na televisão conteúdos que andavam quase exclusivamente por púlpitos. A utilização da gramática televisiva era obrigatória assim como esse confronto com o país real. Foi essa proximidade - refere - que deu “credibilidade, mesmo entre os que não gastavam do nosso “produto”, mas que o viam com interesse, porque sabiam que havia um outro olhar, uma outra coragem”.
A história e as opiniões sobre os 25 anos do 70 x 7 em www.ecclesia.pt/setenta e passam nos programas 70x7 deste mês de Outubro, nomeadamente no do próximo Domingo dia 24.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia