paroquias.org
 

Notícias






Teologia, uma ciência de banda larga
2004-10-14 13:16:41

Universidade Católica PortuguesaNo início de mais um ano lectivo, a Agência Ecclesia entrevista o Pe. Peter Stilwell, da Universidade Católica Portuguesa, sobre a utilização das novas tecnologias no ensino da Teologia.

ECCLESIA – O ano lectivo que agora começa apresenta-se com novidades?
Pe. Peter Stilwell - Sim, sobretudo o desenvolvimento de uma área que explorámos o ano passado que é o ensino à distância.
Sendo nós uma faculdade com três pólos na zona litoral – Lisboa, Braga e Porto -, isso significa que o ensino da Teologia e das Ciências Religiosas, que é uma licenciatura necessária para as pessoas que vão assumindo responsabilidades na comunidade cristã, vai atingir só a população das dioceses à beira-mar.


ECCLESIA – Foi um gesto pioneiro lançar esses cursos à distância?
Pe. Peter Stilwell - Não fomos exactamente os primeiros, mas o segundo curso na Universidade Católica Portuguesa a utilizar tecnologias de ensino à distância. Estamos a dar um curso que é de especialização e pós-graduação em Turismo e Património Religioso (TPR), com a ideia de que temos aí uma riqueza imensa que é um motivo de interesse, mas muita gente não a conhece nem sabe explicá-la.
Juntamo-nos com a comunidade muçulmana e a judaica para criar itinerários ligados a essas grandes tradições que passaram pelo nosso país, de modo a ajudar as pessoas a terem um enquadramento, uma melhor formação.

ECCLESIA – Estão outros cursos a caminho?
Pe. Peter Stilwell - Reeditamos agora a abertura para esse curso de TPR e estamos a ter alguma adesão.
O outro curso que lançámos é na área da catequética, após avaliar o panorama do país e ter percebido o problema que existe de o clero estar a envelhecer e as nossas comunidades não: exigem uma participação e uma preparação cada vez mais atenta. Acontece que a formação dos responsáveis é, muitas vezes, feita de uma forma rudimentar no que diz respeito à área da fé.
A síntese catequética avançada quer ser um curso de uma ano, com uma visão geral do que é a fé cristã. A adesão tem sido muito boa e neste momento há 255 inscritos.

ECCLESIA – Através destas iniciativas têm-se conseguido ultrapassar fronteiras?
Pe. Peter Stilwell - Está a ser uma experiência interessante, pois pensámos que o ensino à distância poderia atingir todo o país. As adesões, no entanto, foram mais desta zona do Vale do Tejo, que chega a quase 2/3 dos inscritos.

ECCLESIA – Que justificação há para esses números?
Pe. Peter Stilwell - Julgo que o impacto tem a ver com algum receio ou falta de prática na Internet, também alguma lentidão por parte das paróquias do interior em perceber as virtudes de um instrumento destes para formar os seus membros.
Creio que os números não são maus, para este ano, e se correr bem a palavra espalhar-se-á, seguramente.

ECCLESIA – O que é preciso para fazer um curso como a síntese catequética avançada pela Internet?
Pe. Peter Stilwell - O curso funciona na Internet (www.ucp.pt/ft/), a pessoa precisa de ter um sistema de ligação à mesma, e é lá que vai trabalhar. Não se trata de descarregar um conjunto de textos que depois se imprimem, mas a plataforma procura que os alunos actuem imediatamente, escrevam, trabalhem em equipas.
Para além disso, notámos que houve pessoas que se inscreveram em grupo e estamos a estudar a hipótese de uma dinâmica local. Isso vai depender muito da capacidade delas se movimentarem.

ECCLESIA – Quem acompanha as pessoas que se inscreveram no curso?
Pe. Peter Stilwell - Nós temos uma equipa de professores, alguém que está a produzir os conteúdos. Neste caso específico, eu sou o supervisor científico, para garantir que as coisas saem como prometemos.
Há ainda um coordenador pedagógico e três ou quatro tutores que acompanham as turmas dos alunos.

ECCLESIA – Com este projecto a Faculdade de Teologia consegue que os seus serviços cheguem a toda a Igreja Católica em Portugal?
Pe. Peter Stilwell - É esse o nosso desejo, embora nestas coisas tudo dependa do lado de lá. Para já a adesão foi boa, vamos ver como ela se desenvolve.
Poderemos vir a pensar num curso de Internet na área da espiritualidade, porque há muitas pessoas hoje em dia que fazem experiências neste ou naquele grupo e seria bom que tivessem uma noção do que foi a evolução da espiritualidade cristã.

ECCLESIA – Que estratégias se podem implementar para que a Teologia chegue a outros públicos?
Pe. Peter Stilwell - Parte-se do princípio que é preciso fazer publicidade, mas isso já não é exactamente assim. A maioria das universidades já está on-line, com a possibilidade de se saber o que fazem.
Há depois a questão do prestígio e isso passa de boca em boca, é uma marca que se cria. A UCP foi criando essa marca, ao longo dos anos, e a Faculdade de Teologia trabalhou muito internamente, na formação de padres, de religiosos, de professores de EMRC, e no quadro da universidade apareceu pouco como alguém que produz um serviço para a comunidade em geral.
Gostaríamos de vencer essa barreira, para que as pessoas percebam que há um trabalho extraordinário em termos de investigação, na inovação pedagógica, que nos colocam em bom plano.
Muitos olham para a universidade em termos de saídas profissionais e é bom ter a consciência de que hoje essa ilusão começa a desaparecer, porque o sentido da universidade não é esse.
Dentro do quadro dos cursos a Teologia é que chamamos um curso de banda larga: as pessoas estudam línguas, filosofia, psicologia, sociologia, tradições bíblicas e cristãs, saindo do seu curso com uma formação cultural e humana muito alargada que lhe oferece várias saídas. A Coca-Cola, por exemplo, tem empregado teólogos nos EUA, onde os bancos também procuram pessoas formadas em Teologia.

ECCLESIA – Em Portugal, contudo, a Teologia ainda está muito ligada à formação de sacerdotes. Os cursos pela Internet virá a modificar essa mentalidade?
Pe. Peter Stilwell - Penso que sim. Já existe uma apetência crescente em termos de opinião pública para conhecer coisas em termos das religiões.
A sociedade, se abandonar este sector, acaba por viver um subproduto religioso, pouco trabalhado, em que os responsáveis têm pouca consciência daquilo que estão a dizer.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia