paroquias.org
 

Notícias






Portugueses desafiados a marcar presença no Encontro Europeu de Jovens de Lisboa
2004-10-19 13:09:23

O Ir. José Ramon, religioso costa-riquenho da Comunidade de Taizé, está a percorrer o país de Norte a Sul para convidar as paróquias portuguesas a participar no Encontro Europeu de Jovens promovido pela comunidade ecuménica francesa, em Lisboa.

“É importante que os jovens europeus se sintam acolhidos, não só pelos lisboetas, mas por todos os portugueses”, revela à Agência ECCLESIA.
O religioso procura sensibilizar os jovens para a importância da participação e envolvimento juvenil na “Peregrinação de confiança na Terra”, um encontro anual realizado numa grande cidade europeia. Este ano, a iniciativa começa no dia 28 de Dezembro e termina no primeiro dia de 2005.
“O objectivo é que todos se sintam convidados a participar, a envolver-se no acolhimento dos jovens europeus”, referiu o Ir. Ramon, que se manifestou surpreendido com a disponibilidade dos portugueses, dado que em Setembro já havia mais de cem lugares de acolhimento em famílias de Lisboa e áreas limítrofes.
Segundo o membro da Comunidade de Taizé, alguns Bispos já manifestaram a intenção de que pelo menos dois jovens de cada uma das paróquias das suas dioceses estejam presentes no Encontro de Lisboa.
O religioso já passou pelas Dioceses do Porto, Viana do Castelo, Lamego, Viseu e Braga, vincando que a iniciativa tem sido muito bem recebida pelos jovens. Nestes seus encontros, é explicado o sentido do Encontro Europeu, com o recurso a imagens das iniciativas anteriores, além de se apresentar a Comunidade de Taizé. A parte final é dedicada a um momento de oração “ao estilo de Taizé”.
O nome Taizé é, aliás, bastante conhecido em Portugal, como reconhece o Ir. Ramon, e isso tem facilitado o seu trabalho. “Muitos jovens passaram por lá nestes anos, fizeram a experiência de uma semana de encontro e deram-lhe continuidade aqui”, constata.
“O Encontro Europeu não começa no dia 28 de Dezembro, mas aqui e agora, a partir do momento que nos reunimos para reflectir sobre o que podemos partilhar com os que nos vão acolher nas paróquias de Lisboa, que vamos levar dos nossos locais de origem, como entrar em diálogo com a Igreja local”, sublinha.
Em cada Diocese, as inscrições e o transporte serão organizados de forma centralizada pelos serviços de Pastoral Juvenil entre os dias 1 de Outubro e 15 de Novembro.
Programa dos encontros preparatórios
13 de Outubro: Vila Nova de Famalicão
14 de Outubro: Bragança,
15-16 de Outubro: Vila Real,
17-18 de Outubro: Guarda et Covilhã
19 de Outubro: Castelo Branco
20 de Outubro: Abrantes
21 de Outubro: Portalegre
25 de Outubro: Beja
26-27 de Outubro: Algarve: Boliqueime e Tavira
28 de Outubro: Évora,
29 de Outubro: Reguengos
30-31 de Outubro: Coimbra

Contagem decrescente
Mais de uma dezena de irmãos de Taizé, juntamente com uma equipa de jovens voluntários de toda a Europa, estão em Lisboa desde meados de Setembro para tratar da logística do encontro. Irão visitar as paróquias e os grupos de preparação, mantendo o contacto com cada paróquia até ao final do encontro.
A iniciativa requer um grande número de voluntários portugueses por causa da distância e número de participantes. Dessa forma, os voluntários ajudarão não só no acolhimento paroquial, mas também nas equipas de trabalho, de animação ou de preparação dos cânticos.
Estão, actualmente, catorze Irmãos espalhados pelo país. “Quando começar a ‘Peregrinação de Confiança na Terra’ esperamos que esteja presente o Irmão Roger, fundador da Comunidade de Taizé, e mais setenta membros”, declarou o Ir. Ramon.
“Neste encontro, tal como o fazemos em Taizé, tentaremos oferecer aos jovens uma experiência concreta de comunhão na Igreja local e de Oração”, referiu.
Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do Continente. Esses encontros fazem parte de uma “Peregrinação de Confiança na terra” iniciada pela comunidade nos anos 70. Pela primeira vez, a “Peregrinação” fará etapa no nosso país, com dezenas de milhares de jovens cristãos de toda a Europa a viverem cinco dias de encontro, refelxão e oração em Portugal.
Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens. Supõe-se que em Lisboa o número seja inferior, mas o Ir. José Ramon, que já participou nas iniciativas anteriores, recorda que “no último encontro em Hamburgo os meus irmãos alemães estavam renitentes por se tratar de uma cidade portuária e, por isso, bastante secularizada, mas o Encontro foi fantástico”.
Cerca de duas centenas de paróquias da Grande Lisboa acolherão os jovens participantes provenientes de toda a Europa. A área abrangida pelo encontro é definida em função da acessibilidade ao Parque das Nações por transportes públicos. Certos concelhos de Setúbal e Santarém também estarão envolvidos.
Na carta em que anuncia o encontro ao Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo escreve: “este Encontro pode ser um sinal de que os jovens podem partilhar a esperança, não ter medo de Deus, e encontrarem na fé a força que os tornará protagonistas de um mundo novo. Acolhei os jovens, vossos irmãos, partilhai com eles a esperança, rompei com o cerco da indiferença, descobri um ideal, sede testemunhas da alegria.”
O Encontro Europeu de Jovens começa no dia 28 de Dezembro. A partir das 06h00 procede-se ao acolhimento, onde cada participante recebe um passe para os transportes públicos, um cartão para as refeições e um mapa de acesso à paróquia. O acolhimento nas comunidades decorre durante todo o dia, com a repartição dos participantes pelas famílias de acolhimento.
Durante o encontro, de manhã, em cada paróquia organiza-se uma oração e um tempo de reflexão e partilha com pessoas comprometidas a nível local. Todos os dias, ao meio-dia e à noite, haverá duas orações comunitárias com todos os participantes, nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações. De tarde, os irmãos animarão encontros de reflexão sobre vários temas.
O evento termina no dia 1 de Janeiro de 2005 com a celebração da Eucaristia e o almoço nas famílias de acolhimento.
Taizé é o nome de uma comunidade ecuménica de irmãos situada numa pequena aldeia em França. A comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger e reúne hoje cerca de cem irmãos, de mais de 25 países diferentes.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia