Igreja espanhola prepara-se para excomungar membros da ETA
2001-04-09 13:37:47

A Igreja Católica espanhola está a preparar actualmente um projecto de excomunhão de todos os membros da organização separatista basca ETA, noticiou na sua edição de ontem o diário madrileno EL Mundo.

O projecto estará a ser preparado pelo cardeal de Madrid, Antonio Maria Rouco Varela, devendo ser submetido no próximo dia 24 à Conferência Episcopal espanhola, a que preside.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, os bispos espanhóis são partidários de um processo de excomunhão automático para os autores e cúmplices de actos de terrorismo. Este tipo de excomunhão é designado de latae sententiae e é já aplicado pela Igreja em casos de aborto.

A ser aprovada, esta medida impediria a realização de serviços fúnebres religiosos para os membros da ETA.

A última medida de excomunhão aplicada em Espanha remonta a 1951 e, por diversas vezes, a Igreja Católica tem vindo a ser acusada de falta de vigor na condenação dos atentados e de não dar atenção suficiente às vítimas do terrorismo.

Também a Igreja basca, tradicionalmente favorável à independência do País Basco, tem estado ultimamente no centro de uma polémica pela sua atitude considerada ambígua, se não mesmo de tolerância, em relação à ETA.

Fonte DN