Catecismo Social da Igreja publicado em Outubro
2004-10-11 22:12:56

O Cardeal Renato Martino anunciou hoje a publicação, no dia 25 de Outubro, do “Compêndio da Doutrina Social da Igreja”, ao cuidado do Conselho Pontifício Justiça e Paz a que preside.

O aguardado “Catecismo Social” da Igreja Católica foi um pedido explícito do Papa a este organismo da Santa Sé, em 1998, a quem encomendou um "compêndio ou síntese autorizada da Doutrina Social Católica" que mostrasse a conexão entre ela e a nova evangelização.
Este é, assim, um livro em preparação há 6 anos. A sua apresentação coincide com a abertura da assembleia plenária do Dicastério responsável pela publicação.
Em comunicado, o Cardeal Martino define o Compêndio como “um instrumento indispensável para anunciar e actualizar o Evangelho na complexa rede das relações sociais” e “um instrumento útil para o discernimento moral e pastoral dos complexos eventos que caracterizam os nossos tempos”.
O Catecismo Social será dividido em três partes, que abordam os fundamentos, os conteúdos e as perspectivas pastorais dos ensinamento da Igreja nesta área.
Este anúncio foi feito em Bolonha, Itália, na 44ª Semana Social dos Católicos Italianos que decorre até Domingo com o tema “A democracia: novos cenários, novos poderes”.
Neste contexto, o Cardeal Martino lançou a proposta de promover as Semanas Sociais dos Católicos Europeus”, que aproveitariam a experiência feita em 15 países, entre os quais Portugal.
Em relação ao tema da iniciativa italiana, o antigo representante da Santa Sé na ONU assinalou que “a democracia de amanhã não pode ser nem pensada, nem construída dentro dos confins isolados das nações: requer instituições, procedimentos, regras novas de âmbito internacional”.