Fundação Evangelização e Culturas à distância de um click
2004-10-07 14:03:11

O início do mês missionário marcou a abertura oficial da página Web da Fundação Evangelização e Culturas (FEC) às visitas públicas.

Em Outubro de 2002, a FEC entrava na Internet com um sítio de apoio à campanha de recrutamento de voluntários “Um Faz a Diferença”.
No entanto, sentia-se a necessidade de complementar a acção de comunicação com a reformulação deste suporte imprescindível nos dias de hoje, dada a importância e a exigência de chegar cada vez mais longe e dando, assim, expressão à Missão da Fundação de potenciar a cooperação da Igreja no espaço da lusofonia.
Assim, o site reaparece com novo grafismo e mais conteúdos, mais de acordo com o dinamismo e actuação da Fundação.
Apresenta-se a FEC, enquanto ONGD criada pela Conferência Episcopal e pelos Institutos Religiosos, e a sua capacidade para ser plataforma de ligação entre diferentes intervenientes do mundo da cooperação missionária.
A página digital da FEC é um suporte simples, que procura ser completo e responder a diferentes necessidades de conhecimento acerca da Cooperação para o Desenvolvimento, em particular da cooperação missionária no seio da Igreja Lusófona. Não pretende falar apenas de si. Deseja unir esforços e ser espelho de uma imensa Rede, que inclui Dioceses, Paróquias, Missionários, Leigos, ONGD, Escolas, Câmaras Municipais, Universidades e demais agentes activos nas causas da Cooperação para um Desenvolvimento Sustentável.
Este novo sítio na internet pretende ser suficientemente abrangente e específico, em simultâneo. Aspira dar a conhecer a FEC e deseja que todos aqueles que se interessam pelo trabalho e missão das Igrejas Lusófonas encontrem nesta página um local de referência. Também é sua meta dar resposta a todos os que procuram dados acerca do Voluntariado Missionário.
A actualização semanal do site acontece essencialmente ao nível das secções das Notícias, da Agenda e das Perspectivas. Destacam-se as actividades da FEC, mas através, e sobretudo, das Perspectivas gera-se um espaço de olhares diversos, direccionados para a realidade dos países lusófonos vivida por quem colabora de perto com a missão da Igreja Lusófona nesses países.
Por fim, o www.fecongd.net caracteriza-se por ser um suporte de encontro e promoção de intercâmbios, inserido na missão universal da Igreja Católica. Predispõe-se a sensibilizar a opinião pública portuguesa para a temática da Cooperação e do Desenvolvimento, da multiculturalidade e para a consciência da dimensão missionária da Igreja e de cada um de nós.

Departamento de Plataformas e Comunicação
Fundação Evangelização e Culturas