paroquias.org
 

Notícias






Reitor da Católica Preocupado com "Pressão" da Indústria Nocturna nos Resultados dos Alunos
2004-10-03 12:05:34

O reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Manuel Braga da Cruz, está preocupado com o sucesso escolar dos alunos que chegam ao ensino superior e considera que um dos factores que contribuem para o insucesso é a existência de uma "pressão" da indústria nocturna sobre os estudantes.

Em entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, para o programa "Diga Lá Excelência", que vai ser hoje transmitido na 2: e que sairá nas páginas do diário amanhã, o reitor defende que o poder político deve intervir na regulamentação desses espaços de diversão, de modo a que os estudantes não os frequentem tão intensamente.

"Se o não fizermos, vamos pagar a factura de termos gerações várias que viram o seu período de formação afectado por factores como este. Já tenho visto iniciativas no sentido de intervir. Pedro Santana Lopes formulou o desejo, enquanto presidente da Câmara de Lisboa. Outros presidentes de autarquias devem começar a preocupar-se com este problema, que é real", alerta Braga da Cruz.

Em relação à instituição que vai liderar por mais quatro anos - na próxima quarta-feira Manuel Braga da Cruz vai ser reconduzido no cargo -, o reitor lamenta que o Estado não invista mais na Católica.

Braga da Cruz lembra que, num estudo feito sobre as várias escolas superiores de cariz católico na Europa, a UCP é a que tem menor investimento público. Na Bélgica, Holanda, Polónia e Hungria, as universidades católicas são tratadas como instituições públicas, informa.

O Estado deveria apoiar a UCP através dos contratos-programa, protocolos assinados quando em determinadas regiões não há oferta de ensino superior público, mas existem cursos promovidos pelos privados; ou mediante o apoio directo aos alunos, através do cheque-ensino. Para Braga da Cruz, é injusto que as famílias que optam pelo ensino privado sejam obrigadas a pagar duplamente, através das propinas e enquanto contribuintes. O reitor da Católica propõe ainda que o Estado apoie os melhores alunos mediante bolsas de mérito.

No que diz respeito ao projecto para a construção da Faculdade de Ciências Médicas, a Católica continua à espera de uma resposta do Governo para iniciar a construção de um hospital universitário em Sintra.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia