Conferência Episcopal nega conflito entre Santa Sé e Santuário de Fátima
2004-10-03 11:48:59

A anunciada crise entre a Santa Sé, o Santuário de Fátima e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)foi desmentida pelo Secretário deste organismo.
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Tomaz Silva Nunes destacou “as boas relações” entre todas as partes.

Sobre as notícias veiculadas esta manhã pelo Correio da Manhã, onde se refere que a Santa Sé não gostou da visita do Dalai Lama e já defendeu, junto da Conferência Episcopal, que quer o Bispo da região e o reitor do Santuário afastados, o secretário-geral da CEP assegura que “a notícia carece de objectividade”.
A nomeação de um bispo passa pela Nunciatura Apostólica, representação do Papa em Portugal, e não pela Conferência Episcopal. A Conferência Episcopal Portuguesa negou que tenha sido contactada para substituir o Bispo de Leiria-Fátima devido à abertura do Santuário mariano a representantes de outras religiões.
A sucessão de D. Serafim Ferreira e Silva, assegura a CEP, seguirá o processo normal.
“O processo de sucessão do Bispo de Leiria-Fátima, como qualquer outro, seguirá as regras previstas no Código de Direito Canónico”, afirmou o Secretário da CEP.
D. Serafim Ferreira e Silva nasceu na Diocese do Porto, no dia 16 de Junho de 1930, pelo que em 2005 completará 75 anos de idade.
O cânone 402 do Código de Direito Canónico pede ao bispo diocesano, que tiver completado 75 anos de idade, "que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias".
Em entrevista à Agência ECCLESIA, por ocasião dos seus 25 anos como Bispo, D. Serafim admitia conhecer as manifestações contra projectos ecuménicos e inter-religiosos para o Santuário de Fátima, que classificou como “vozes estranhas e estrangeiras”.