Nova Diocese na Guiné
2001-04-04 13:29:22

O Papa João Paulo II erigiu a diocese de Bafatá (Guiné Bissau) com território separado da diocese de Bissau directamente sujeitas à Santa Sé. A nova diocese compreenderá os distritos civis que até agora faziam parte da diocese de Bissau: Bafatá, Gabú, Quinara, Tombali e Ilha de Bolama.

Na base da criação desta nova diocese (de cujo o processo a Agência Ecclesia informou no passado dia 6 de Março) estão as grandes distâncias, o facto de serem numerosos os catecúmenos e a necessidade de se reavivar o dinamismo missionário. Terá como fronteiras: a Norte o Senegal, a Leste e Sul a Guiné Conakry e a Oeste Bissau e o Atlântico.
O Papa nomeou primeiro bispo de Bafatá o padre Carlos Pedro Zilli, do Instituto Pontifício para as missões estrangeiras, actualmente director espiritual do seminário filosófico daquele instituto e vice-superior regional do mesmo para o Brasil-Sul. O novo bispo terá a sua sede em Bafatá, onde já existe uma igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Graça, que se tornará catedral.
O padre Carlos Pedro Zilli nasceu a 7 de Outubro de 1954 em Santa Cruz do Rio Pardo, no Estado brasileiro de São Paulo e foi ordenado a 5 de Janeiro de 1985. Após a ordenação foi enviado para a Guiné Bissau onde desempenhou o cargo de vigário paroquial na missão de Bafatá. Foi também delegado do bispo para a zona pastoral de Cacheu e presidente da comissão para a formação dos seminaristas maiores, de 1986 a 1998 e superior regional do seu instituto na Guiné Bissau, de 1993 a 1997.