paroquias.org
 

Notícias






Vaticano condena clonagem humana com fins terapêuticos
2004-08-15 12:09:44

O Vaticano reafirmou a condenação de toda a forma de clonagem de embriões humanos, mesmo para fins terapêuticos. "Estes procedimentos não são moralmente aceitáveis, mesmo que tenham objectivos louváveis, a partir do momento que implicam a manipulação e a destruição de embriões", adiantou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, comentando uma decisão da Autoridade para a Fertilização e Embriologia (HFEA), responsável pela regulação da bioética, em Inglaterra.

Este organismo deu luz verde para se proceder à clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos. É a primeira vez que, na Europa, é permitida a realização de uma experiência de clonagem humana.
Navarro-Valls recordou que “João Paulo II sempre condenou firmemente e sem equívocos qualquer forma de clonagem de embriões humanos, mesmo com fins terapêuticos”.
Com um procedimento baseado na mesma técnica que criou a ovelha "Dolly", o primeiro mamífero adulto clonado, os cientistas da Universidade de Newcastle pretendem criar embriões como uma fonte de células estaminais - células indiferenciadas - para ajudar a desenvolver novos tratamentos para doenças como a diabetes, Alzheimer e Parkinson.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia