PORTUGAL TERÁ NOVA BEATA
2004-08-11 11:27:02

Devoto de Jacinta e Francisco Marto, D. Saraiva Martins, prefeito da Congregação da Causa dos Santos no Vaticano, órgão máximo da Igreja Católica que decide sobre a escolha dos beatos e santos, não avança uma data para a canonização dos Pastorinhos.

Mas em declarações ao CM refere que o caminho está aberto. “É preciso, para a canonização, que haja um milagre. Já se fala de uma possível cura atribuída aos Pastorinhos, mas o processo tem de ser examinado pelos médicos e, se se confirmar, quem sabe não será uma oportunidade para o Papa regressar dentro em breve a Fátima”, afirma.

Mas se ainda não é para já que o número de santos nacionais vai aumentar, o mesmo não se pode dizer em relação aos beatos. É que Portugal vai ter, já no próximo ano, mais um nome a juntar à lista: a Madre Rita de Viseu. “Desde que estou na Congregação da Causa dos Santos que costumo dizer, por brincadeira, que todos os anos Portugal vai ter um beato ou um santo. E tenho cumprido. Primeiro foram os Pastorinhos, depois Bartolomeu dos Mártires, a Alexandrina de Balasar e para o ano será uma serva de Viseu, fundadora de uma congregação.”

Ao todo, estão em curso 2200 processos de beatificação e canonização, analisados na Congregação da Causa dos Santos, um volume de trabalho que torna o cardeal um homem muito ocupado. No entanto, sobra-lhe ainda tempo para, pela segunda vez, responder positivamente ao convite do pároco de Alverca e confirmar os avanços da obra da Igreja dos Pastorinhos.

Como um dos homens próximos do Sumo Pontífice, D. Saraiva Martins reconhece que o estado de saúde de João Paulo II é débil, mas não é isso que o impede de governar a Igreja com “o coração e a mente”. Questionado sobre a sucessão, refere que qualquer cardeal com menos de 80 anos pode vir a ocupar a cadeira de S. Pedro. E sobre a possibilidade de ser a vez de um português, responde apenas: “Isso, só o Espírito Santo saberá.”

IGREJA DE ALVERCA

TORRE

Uma torre de 47 metros de altura irá albergar um carrilhão com 72 sinos, o segundo maior da Europa. Dada a proximidade das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, foi necessário respeitar a quota máxima estabelecida para a altura dos edifícios, que é de 47,8 metros.

MIRADOURO

Do alto da quase meia centena de metros da torre, a paisagem será invejável, mas acessível

a todos. É que está prevista a construção de um miradouro, situado no topo.

SINOS

Construídos na Holanda, 69 dos 72 sinos foram adquiridos por empresas e comerciantes da zona, como forma de ajudar à concretização da obra. Faltam apenas comprar três, para a tornar realidade.

CONSTRUÇÃO

O conjunto religioso está a ser construído sobre 180 estacas de betão, colocadas a uma profundidade de 16 metros, que as fundiu com as rochas. Tudo porque o local é atravessado por um lençol freático.

UM PADRE À ALTURA DO DESAFIO

Feliz. É assim que o padre José Maria Cortes se sente perante o avanço das obras da nova igreja de Alverca. Com mais de mil metros quadrados no total, espaço não vai faltar ao conjunto religioso, mas não é isso que assusta o jovem padre, de 32 anos, em tempos jogador de râguebi e com aspirações a toureiro, que não tem medo de enfrentar o desafio de a encher de fiéis. “Espero conseguir desligar-me o mais depressa possível da construção e começar a dar mais atenção às crianças e jovens”, refere. E não esconde que é necessário atrair mais pessoas à igreja. No entanto, guarda para si qualquer técnica utilizada para atingir esse fim. “Espaço vamos ter, depois logo se vê, tudo se consegue resolver”, afirma.

PROJECTO ARROJADO PRECISA DO APOIO DE TODA A POPULAÇÃO

Vai ser a primeira igreja no País e no Mundo dedicada aos Pastorinhos. Por enquanto, ainda pouco mais é do que um conjunto de tijolos, cimento e outros materiais de construção espalhados pelo terreno, mas todos acreditam que até final do próximo ano a obra possa estar concluída e a nova igreja de portas abertas aos fiéis.

O conjunto religioso de Alverca vai ser composto pelo espaço da igreja, com capacidade para cerca de 600 pessoas, mais um centro paroquial, um edifício de seis pisos, com 49 lugares de garagem, uma infra-7-estrutura capaz de fazer frente às necessidades da cidade onde, de acordo com os últimos censos, vivem 30 mil pessoas. “Vai ter uma valência social e uma área de apoio educativo, para além da torre, com um carrilhão composto por 72 sinos, que terá uma relevância cultural de âmbito nacional”, explica o padre José Maria Cortes. O orgulho é muito, assim como são também grandes as dificuldades. A obra, orçada em mais de 2,5 milhões de euros, tem contado com o apoio dos habitantes da cidade, mas por enquanto falta ainda a ajuda do Governo central. “Apresentámos duas candidaturas para a construção do espaço social, mas continuamos à espera de uma resposta. E dela pode depender a data da inauguração.”

Fonte CM