Faculdades de Teologia em discussão
2004-08-10 10:07:21

Os principais responsáveis das Faculdades de Teologia de todo o mundo estão reunidos em Lisboa para analisar lugar das mesmas num mundo marcado pelo pluralismo religioso.

Esta é a primeira vez que um encontro desta dimensão, no âmbito da Confederação Internacional de directores daquelas instituições da Igreja Católica, tem lugar em Portugal.
O Pe. Peter Stilweel, director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa explica as questões que vão ser debatidas. "A reflexão anda à volta dos problemas que se colocam a essas instituições neste momento, concretamente a questão do pluralismo, quer das sociedades, como é que estas faculdades ou instituições servem essas sociedades plurais", referiu à RR.
Nesta partilha, em Lisboa procuram perceber os caminhos que terão de percorrer para colocar a teologia ao serviço da Igreja e da sociedade.
“Os próprios estudantes das faculdades são cada vez mais plurais, mesmo em termos de enquadramento religioso”, assegura.
O fenómeno do terrorismo com justificação “religiosa” é também um desafio para estes responsáveis, desafiados a desmontar atitudes características dos fundamentalismos.
A Faculdade de Teologia constitui uma unidade básica de ensino e investigação, concebida nos termos dos Estatutos da Universidade Católica Portuguesa, e segundo o artigo 2º dos seus Estatutos, tem por finalidades:
Cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins;
Estudar, segundo os métodos científicos mais apropriados, a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos;
Proporcionar aos alunos uma formação teórica e prática, qualificada e actualizada, e prepará-los para os diversos encargos eclesiais, de modo particular para a obra de evangelização, mediante cursos de graduação e pós-graduação;
Promover a formação continuada, designadamente dos seus antigos alunos, dos ministros da Igreja e de outros agentes da pastoral;
Prestar apoio à Igreja local e universal no desempenho da sua missão evangelizadora, sempre em estreita comunhão com a hierarquia eclesiástica e em conformidade com a natureza específica da Faculdade; e, em particular, no âmbito do diálogo científico com outras confissões cristãs, com as religiões não cristãs, os não crentes e o mundo da cultura, da ciência e técnica, do trabalho e da política;
Colaborar com outras Faculdades em ordem à necessária inter-disciplinaridade entre as ciências sagradas e as ciências humanas.