TRÊS MIL BOAS ACÇÕES JUNTAS
2004-08-02 10:24:47

Três mil escuteiros da região de Lisboa, pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), estão a viver, durante uma semana, numa autêntica cidade de lona, no pinhal municipal de Ferrel, no concelho de Peniche, num acampamento em que pretendem fazer boas acções em prol da comunidade.

Os acampados propõem-se fazer uma boa acção colectiva. Todos os participantes com mais de 18 anos poderão doar sangue em campo, seguindo a máxima do fundador do escutismo, Baden-Powell - "a melhor forma de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros".

No acampamento, os participantes estarão divididos por quatro subcampos, de acordo com a sua faixa etária, e serão enquadrados por 250 dirigentes voluntários adultos, cabendo a cada secção realizar a sua própria boa acção. Trata-se do 22.º acampamento regional, sob o tema «Procura Faróis em Novos Mares», e a sua localização junto ao litoral facilitará as actividades relacionadas com a água, mais propriamente com o Oceano.

Os Pioneiros (14-18 anos) vão organizar-se por Caravelas, pois o tema do seu campo será Navegadores nas Rotas do Futuro. Para os Caminheiros (18-22 anos), o tema escolhido para este subcampo será Uma nova onda, uma nova maré. Já os mais pequenos - os Lobitos (6-10 anos) e os Exploradores (10-14 anos) - não faltarão as brincadeiras lúdicas, fazendo-os despertar para a coesão de grupo, para a alegria e imaginação.

Numa mensagem aos participantes, o chefe nacional do CNE, Luís Lidington, sublinha que "numa época em que se perde, com alguma facilidade, o rumo da viagem, o escutismo é uma oportunidade positiva para dar um sentido à vida".

BLOCO DE NOTAS

VOLUNTÁRIOS AJUDAM

Uma centena de voluntários, jovens e adultos, trabalhou na montagem das infra-estruturas necessárias à edificação desta cidade de lona – enfermaria de campo, refeitórios, redes de água, electricidade e saneamento, preparação da logística dos abastecimentos, entre outras condições.

AVENTURA E CORAGEM

O tema escolhido para esta edição - Procura Faróis em Novos Mares - surge como um desafio aos participantes no acampamento, sendo também um convite aos jovens para que “procurem um caminho nestes mares que são tempestade e medo, mas também sonho, aventura e coragem”. Toda a pedagogia do acampamento terá por base os princípios do movimento escutista.

Fonte CM