Um livro sobre o sacerdócio
2004-08-02 08:21:49

Com o título breve “Ser Padre” publicou Carlos Azevedo mais um volume da colecção “Campus do saber” da Universidade Católica.

Este trabalho é dedicado a D. Armindo Lopes Coelho no seu jubileu. Partindo de uma breve resenha histórica da missão ministerial na Igreja ao longo dos séculos (no primeiro capítulo, distinguindo esquematicamente várias concepções – presbiteral, apostólica, clerical, sacerdotal e pastoral), o estudo centra-se depois na análise da presença e missão do padre no choque de concepções sociais e culturais deste início de novo milénio, no enquadramento específico das linhas de orientação do Vaticano II (1963): a partir da complexidade da vida actual, procurar a função social e o sentido teologal da acção do padre na vida quotidiana. Já o capítulo terceiro analisa a “configuração espiritual do padre secular”, partindo da análise das dificuldades actuais para traçar as “vias de espiritualidade do ministério presbiteral na dupla vertente da vivência no mundo e da busca da fontes de toda a espiritualidade: o relacionamento pessoal com Cristo.
Os capítulos 4.º e 5.º abordam as duas principais dimensões da acção presbiteral ao serviço do povo de Deus: o ministério da Palavra e o Ministério da oração e da celebração da comunhão. Na dimensão profética da acção pastoral considera o autor os critérios e formas de evangelização, a acção profética como acção missionária da Igreja, o testemunho e a coordenação pastoral, o redimensionamento dos ministérios e as formas de construção de comunidade. O último capítulo, aproxima o sentido da presidência da celebração eucarística à presidência da comunidade fraterna, como uma forma especial de obediência e submissão ao dom da aliança, passando do domínio ao serviço.
O trabalho encerra-se com um apelo à imaginação na descoberta de novas formas de estar e de evangelizar: “Padres disponíveis para continuar a aceitar este dinamismo e animar as comunidades e cada cristão para escrever com a vida esta história, precisam-se” – conclui. A fundamentação teológica da obra encontra-se patente nas breves notas finais, com sugestões bibliográficas oportunas.
Eis pois uma obra que pode servir como um guião espiritual e pastoral, e que será de grande utilidade para reflexão pessoal ou em encontros tanto dos sacerdotes como dos cristãos leigos, para ajudar uns e outros a compreender o sentido da missão e acção do padre nas comunidades cristãs, tantas vezes incompreendida.

Documentos da Igreja sobre o Coração de Jesus
A Editorial Apostolado da Oração (A.O.) acaba de editar uma compilação dos documentos da Igreja acerca da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, inserida na colecção «Coração de Cristo». O organizador desta obra foi o jesuíta, António José Coelho.
Nesta obra o leitor encontra uma resenha dos principais documentos do Magistério da Igreja, quase todos dos Papas, sobre o Coração de Jesus. Em Apêndice, apresentam-se alguns documentos, que não sendo emanados pelo Magistério da Igreja, so sentido rigoroso do termo, provêm de pessoas com autoridade na mesma Igreja.
Todos os documentos são do século XX, com duas excepções. A primeira é a da Encíclica Annum Sacrum, datada de 1899; a segunda, da Carta do actual Padre Geral dos Jesuítas, que é o Director Mundial do Apostolado da Oração, por inerência do cargo, datada de 2003.