Católicos e evangélicos na mesma igreja
2004-07-27 21:56:35

As comunidades católica e protestante do bairro Riesenfeld de Friburgo (sudoeste da Alemanha) construíram uma igreja comum, num projecto ecuménico inédito no país, onde se celebrarão as cerimónias de qualquer das duas confissões.

“Hoje já não podem ser colocadas duas torres de duas igrejas distintas uma ao lado da outra”, explicou o pároco católico Konrad Irslinger.
A Igreja foi consagrada, neste Domingo, com um serviço ecuménico oficiado pelo bispo auxiliar da diocese católica, Paul Werle, e o bispo evangélico Ulrich Fischer.
No interior da igreja, há dois espaços separados por uma parede móvel que pode ser retirada caso as duas comunidades queiram fazer alguma celebração juntas. Os dois espaços dedicados a cada uma das comunidades comunicam por uma pia baptismal comum, o que representa um simbolismo deliberado, como explicou Raimund Fiehn, pastor evangélico da igreja: "o baptismo é o sacramento que mais fortemente une ambas as confissões".
Além da igreja, a paróquia conta com vários edifícios para actos diversos. O que mais polémica suscitou no bairro de Riesenfeld, onde foi construída a igreja ecuménica de Santa Maria Madalena, é o seu aspecto, já que tem muito betão e é tão "pesada" que, segundo a imprensa local, os habitantes a baptizaram de "bunker de Deus".
A construção do templo demorou dois anos e meio e custou 5,7 milhões de Euros, dos quais 71 por cento foram suportados pela comunidade católica e 29 por cento pelos protestantes.
Desde 1997 havia uma igreja protestante e outra católica em Riesenfeld e ambas possuíam o nome de Maria Madalena, mas agora esses dois centros foram substituídos por um templo comum.
“Na nova igreja, cada comunidade poderá ter sua própria celebração, mas também poderão ser feitas celebrações conjuntas”, indicou Irslinger.