paroquias.org
 

Notícias






Documentos do Vaticano ainda esperam digitalização
2004-07-23 22:25:25

A ampliação de um acordo com a empresa informática norte-americana Hewlett-Packard permitirá aos Museus e à Biblioteca Vaticanos preservar os conteúdos dos seus documentos e ampliar o acesso aos mesmos, mas o ambicioso projecto de digitalização, em andamento desde há alguns anos, levará ainda muito tempo.

“É preciso levar em conta que existe um volume de documentos no Vaticano que fisicamente ocupa 20 quilómetros de galerias”, disse o porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, ao jornal “El Mundo”, de Espanha.
“Os suportes são também muito variados, e são mito delicados pelo material de fabricação e pelo passar do tempo”, acrescentou.
Segundo os especialistas, o número de documentos - alguns dos quais se remontam ao século XIII - é surpreendente: mais de 150.000 manuscritos em todo tipo de superfícies, 8.300 volumes manuscritos (dos quais 65 são de pergaminho), 1.600.000 volumes impressos, antigos e modernos, 100.000 documentos soltos e 300.000 medalhas e moedas.
Navarro-Valls explica que o trabalho deve ser realizado de maneira lenta devido a uma “falta de trabalho documental prévio”, ou seja, certa desordem no material original.
“Há certos documentos, principalmente os que se referem à doutrina da Fé, ou temas de consciência, que não foram difundidos no seu momento, embora muitos outros tenham sido apresentados à luz pública recentemente, tais como as cartas trocadas entre Henrique VIII e o Vaticano, por motivo de seu divórcio com Catarina de Aragão, por exemplo”, apontou.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia