Igrejas Ibéricas Preocupadas com Imigrantes
2004-07-18 08:55:55

Os responsáveis da Igreja Católica de Portugal e Espanha pelas migrações manifestaram a sua "profunda preocupação diante da grave situação humana" vivida, na Península Ibérica, por "milhares de imigrantes e refugiados" das mais diversas proveniências.

Em comunicado divulgado anteontem, na sequência de uma reunião conjunta realizada em Évora, aqueles responsáveis dizem que continuam "a aguardar que os respectivos governos e parlamentos encontrem a solução justa que dê resposta a um problema humano tão dramático".

No encontro, foi decidido alargar a cooperação bilateral entre as estruturas católicas dos dois países e analisar os problemas que têm surgido na assistência religiosa aos imigrantes do Leste europeu - e que professam outros ritos.

O encontro decorreu sob o tema "Igreja em Portugal e Espanha: perspectivas de acolhimento e integração" e juntou a Comissão Episcopal de Migrações e Turismo, presidida por D. Januário Torgal Ferreira, os secretariados das migrações e capelanias de imigrantes, além dos responsáveis da Comissão Episcopal de Migrações da Espanha.

Fonte Público