paroquias.org
 

Notícias






O Papa faz elogio do silêncio
2004-07-12 22:01:09

João Paulo II convidou neste Domingo os fiéis católicos a redescobrirem as virtudes do silêncio numa sociedade moderna que não deixa lugar para o recolhimento.
O Papa falava antes da oração do Angelus, recitada nas montanhas do Vale de Aosta, onde se encontra a gozar um período de férias nos Alpes italianos.


“Neste oásis de tranquilidade, perante o maravilhoso espectáculo da natureza, experimenta-se facilmente a utilidade do silêncio, um bem que hoje é cada vez mais raro”, constatou.
O período de descanso parece ter revigorado o Papa, que apareceu em boa forma diante de milhares de peregrinos. Aos presentes, João Paulo II disse que “as numerosas oportunidades de relação e de informação que a sociedade moderna oferece correm o risco em ocasiões de tirar espaço ao recolhimento, até de fazer com que as pessoas sejam incapazes de reflectir e rezar”.
“Só no silêncio o homem consegue escutar no íntimo da consciência a voz de Deus, que verdadeiramente lhe faz livre”, assegurou.
Na sua mensagem, o Papa vincou que as férias “podem ajudar a redescobrir e cultivar a indispensável dimensão interior da existência humana”.
Nestes dias, o Papa dedica quase todo o seu tempo à oração, à leitura e à conversa com amigos e colaboradores, segundo revelou a Rádio Vaticano. Durante as manhãs, pede que lhe façam um resumo de imprensa sobre o que está a acontecer no mundo, em particular no Médio Oriente e Iraque.
“As férias do Papa estão a desenrolar-se muito bem e, como já aconteceu no passado, ele está muito melhor depois de alguns dias de descanso. A frescura do clima ajuda-o a dormir melhor e as excursões que fez retemperaram-no e colocaram-no de bom humor”, declarou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.
Depois da estadia nos Alpes, João Paulo II voltará à sua residência de verão, em Castel Gandolfo, 40 quilómetros de Roma, onde se preparará para a peregrinação ao santuário mariano de Lourdes, de 14 a 15 de Agosto.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia