paroquias.org
 

Notícias






Forum Aquém das Expectativas
2004-07-12 21:48:46

O "Forum Universal das Culturas", em cujo âmbito se celebra o "Parlamento das Religiões" uma das mais importantes iniciativas no capítulo dos "Diálogos", estava, a pouco mais de um mês da inauguração, aquém das expectativas da organização. Pelo que foram introduzidas alterações.

"Vemos a garrafa meio vazia porque é essa a nossa obrigação e porque os números assim o indicam", admitiu Jordi Oliveras, director-geral da iniciativa, montada com os esforços conjuntos do Governo de Espanha, da "Generalitat" - o Executivo catalão - e da Câmara de Barcelona. "Não é grave nem transcendente", desdramatiza Joan Clós, o alcaide barcelonês.
Em causa, a mês e meio da inauguração, estava um afluxo oito por cento abaixo da previsão de visitas, embora alcançando - entre visitas e reservas - já então dois dos cinco milhões previstos. Contudo, os organizadores tinham um desafio pela frente: a fasquia dos Jogos Olímpicos de 1992. Há 12 anos, havia comunhão e comunicação entre a festa desportiva e a cidade e, agora, no Forum, o "staff" admite que o evento não comunicou com a urbe, melhor, com os cidadãos. Também existem estatísticas parcelares preocupantes: apenas 6,2 por cento dos visitantes são estrangeiros, quando o "Forum Universal das Culturas" esperava despertar o interesse forâneo e dinamizar o sector turístico catalão, e só 25 por cento dos visitantes espanhóis não são da Catalunha.
A organização, a tempo e horas, analisou os erros e rectificou a sua estratégia. A partir de 25 de Junho foi apresentado um bilhete nocturno, mais barato, que permite entrar, sair e voltar a entrar no recinto, e também foi permitida a entrada de bebida e comida no espaço: esta última uma reivindicação das famílias. Do mesmo modo foi aumentada a área de sombra, uma das críticas mais duras e justas, e apareceu mais oferta: 11 novos espectáculos juntam-se aos 33 inicialmente programados. E, por fim, a inscrição para a secção "Diálogos" passou a ser gratuita.
É grande o desafio do "Forum": vender cultura, no sentido, lato durante mais de cinco meses. Rivalizando com o Verão, a praia, as múltiplas ofertas desportivas de 2004 - do Euro futebolístico aos Jogos Olímpicos de Atenas - este inovador evento de Barcelona ajusta-se, agora, à procura e sofre o imprevisível: figuras da exposição chinesa "Guerreiros de Xi án", uma das quatro mostras permanentes, tiveram de ser retiradas após infiltrações de água que ameaçavam algumas das pequenas esculturas.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia