O fundamental da Fé num curso pela Internet
2004-06-28 20:22:33

O Secretariado Nacional da Educação Cristã e a Faculdade de Teologia da UCP juntaram esforços para propor um novo curso de nível médio, pela Internet, para quem queira aprofundar os seus conhecimentos da fé cristã. Trata-se de um curso de síntese sobre a doutrina contida no Catecismo da Igreja Católica, de iniciação à Bíblia e de leitura das etapas principais da História da Igreja, de modo a transmitir um sentido do desenvolvimento teológico das doutrinas e do contexto histórico e eclesial da sua formulação, assegurar um conhecimento mínimo da Bíblia e estimular o aluno a descobrir os ecos deste património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social.O curso tem como público-alvo os que ocupam, ou se destinam a cargos de responsabilidade em comunidades ou movimentos eclesiais, mas está também aberto a todos os que tenham 12º ano ou currículo equivalente e um mínimo de contacto com computadores.A Faculdade de Teologia e o Instituto de Ensino e Formação a Distância, da Universidade Católica Portuguesa, têm sido pioneiros nestes métodos de ensino pela Internet, estando já a decorrer on-line um inovador curso sobre Património Religioso.A duração da Síntese Catequética Avançada será de 9 meses (3 trimestres), desde Outubro de 2004 a Julho de 2005, ao ritmo de 2 horas de trabalho na Internet por semana e envolverá avaliação on-line e presencial. O custo será de 10 € a candidatura/matrícula e 45 € a propina trimestral. As Inscrições deverão ser feitas até 9 de Julho e poderá obter mais informações pelo telefone 217265621 ou www.ucp.pt/ftOs promotores da iniciativa assinalam que “os tempos são de crescente responsabilidade para os leigos na vida da Igreja”, pelo que a qualidade do serviço que prestam ao Evangelho dependerá também da sua formação doutrinal, sabendo distinguir o sentimento, a moda, a cultura religiosa ambiente da grande Tradição bíblica e cristã. Ao longo dos três trimestres do curso haverá uma sessão de apresentação e três avaliações de âmbito presencial, bem como sessões por trimestre que fomentem a reflexão e oração local.