Relatório aponta violações da Liberdade Religiosa em todo o mundo
2004-06-27 10:15:21

A secção italiana da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) apresentou hoje em Roma a VI edição do Relatório sobre a Liberdade Religiosa, onde denuncia as violações ocorridas em 2003 em matéria de liberdade religiosa, um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo o documento, 2003 foi “um ano assinalado pela violência e por gravíssimas violações dos direitos humanos e da liberdade religiosa”.
Neste relatório é analisada a situação detalhada de cada país no que se refere às restrições à liberdade religiosa, ilustrada com gráficos e dados estatísticos para cada nação. O ano de 2003 é considerado pelos responsáveis da “Ajuda à Igreja que Sofre” como “particularmente difícil para a comunidade internacional, profundamente abalada pela guerra no Iraque”.
A situação no continente asiático é ainda marcada pela propagação do fundamentalismo islâmico, que criou tensões em países onde havia uma convivência mais ou menos pacífica, como o Bangladesh, ou agravou tensões e discriminações, como nas Filipinas e na Indonésia.
A instabilidade política reflectiu-se, também, na vida das comunidades religiosas da América Latina, com especial destaque para a Colômbia, onde há 3 milhões de deslocados (10% do total mundial).
Na África, onde os conflitos não param, a AIS aponta para a guerra civil no Burundi, o conflito no Sudão e a violência na Nigéria, onde foi introduzida em 12 Estados a lei islâmica.
Sobre a situação da liberdade religiosa na Europa, o relatório coloca em evidência o crescimento do espaço para as comunidades religiosas, a Leste, e o aprofundamento do confronto entre as religiões tradicionais e os cultos difusos, a Ocidente. Na UE reacendeu-se o debate a respeito do equilíbrio entre a laicidade do Estado e o respeito dos princípios religiosos.
A apresentação do relatório teve lugar durante a conferência de imprensa que se realizou no Centro de Imprensa Estrangeira em Roma. Nesta conferência de imprensa estiveram presentes o director da secção italiana, Attilio Tamburrini, o Pe. Bernardo Cervellara, director da agência de informação Asia News, e Didier Rance, director da secção francesa da AIS.