paroquias.org
 

Notícias






Cedofeita recebida como nunca em Águas Frias
2004-05-28 11:43:16

Quinze jovens dos treze aos sessenta rumaram no dia 22 de Maio a Águas Frias com os objectivos principais de conviver, alimentar o espírito de união e aventura, conhecer e conviver com a comunidade.



Partímos de Cedofeita (Porto) mais ou menos à hora marcada e, daí até à primeira paragem em Vila Real para o tradicional Jogo de Cidade, estabeleceu-se uma rápida empatia entre ao que nós chamamos carinhosamente de Velha e Nova Guardas. Era a primeira vez que quatro jovens guias, excelentes representantes da força da Nova Guarda, participam numa actividade promovida pelo Secretariado de Jovens da Paróquia de Cedofeita e desde logo se notou uma integração perfeita no espírito da Velha Guarda, aqueles que participam em actividades deste âmbito desde que o Secretariado deu os primeiros passos em 1998 e mesmo antes. O percurso até Vila Real foi preenchido pela troca de alegres cantorias em que não se vislumbrou qualquer vergonha de partilhar repertórios, alegria e boa disposição, que ameaçava manter-se até ao final da actividade Chegados às imediações do Castelo de Monforte e depois de uma primeira apreciação da beleza natural desta paisagem transmontana que nos abriu o apetite, foi tempo de convenientemente matar a fome e a sede no almoço partilhado, visto que a tarde que se avizinhava prometia jogos "duros de roer".

Por volta das 15h30m iniciaram-se as "hostilidades" que consistiam em variados jogos dispostos em gincana, pondo à competição as três equipas formadas. Desde a tradicional corrida de sacos em serapilheira, a rastejar como militares por baixo de uma rede que imitava arame farpado, ao jogo da preguiça, à escalada, ao equilíbrio, passando por uma série de pneus com tempo cronometrado, etc. Provou-se mais uma vez que o desporto é uma forma de fomentar a competição saudável, o convívio, o bem-estar e o respeito pelo próximo. Os jogos estavam organizados de modo a que os mais fortes não tivessem a exclusividade da vitória.

Seguiu-se o voleibol de manta, que não era mais do que grupos de quatro, equipados com uma manta que tentavam sincronizar-se para fazer passar a bola para o campo adversário sem que esta fosse devolvida em condições jogáveis. A rivalidade saudável e natural entre rapazes e raparigas foi patente e os rapazes, apesar de bastante mais velhos, levaram com dificuldade a melhor sobre as pequenas Guias de treze anos. Porque será?

Depois do inevitável jogo de futebol, onde alguns demonstraram dotes desconhecidos, seguiu-se a mangueirada de água fria, fazendo jus ao local do fim-de-semana, e o jantar, no qual contámos com a ilustre presença do nosso Cónego Orlando Mota e Costa que, apesar de um dia bastante preenchido com celebrações, catequeses e demais serviços paroquiais, fez questão de estar presente.

O Fogo de Unidade valeu pela simplicidade e espontaneidade de todos os jovens pois, apesar do alinhamento se ter afastado bastante do previsto e as condições climatéricas não serem as mais favoráveis, passou-se um serão bastante agradável repleto de cantorias religiosas ou não, a pedido ou dedicadas a alguém, jogos enigmáticos e momentos reflexivos. No fim, a maioria optou por prolongar um pouco o convívio numa onda mais relaxada para quebrar um pouco a adrenalina do dia que tinha acabado e preparar a missa do dia seguinte.

Na manhã seguinte dirigimo-nos para a Igreja da Freguesia de Águas Frias, onde animámos a celebração das 9 horas, presidida pelo nosso Revº Cónego e com o Pe. Adalberto, pároco da freguesia, a concelebrar. No final da celebração, onde nos agradeceram com sorrisos e palmas a nossa humilde animação, foi tempo de animar no adro da Igreja o povo de Águas Frias com cantos e danças mais ou menos populares, mas todas com o mesmo fito - mostrar a força da nossa juventude divertindo e convivendo com a Comunidade. Tívemos sucesso, o que nos encheu de orgulho.

De volta ao campo, não demos por mal empregue o nosso tempo visitando a aldeia transmontana de Águas Frias ao qual pertence o campo adjacente ao Castelo de Monforte. E é sem falsos elogios que podemos dizer que nunca em outra actividade realizada pelo Secretariado de Jovens da Paróquia de Cedofeita fomos tão bem recebidos e mesmo apaparicados. Cito a disponibilidade e simplicidade do Sr. Presidente da Junta e da sua esposa e restante família para se inteirarem das nossas necessidades e mesmo antecipar-se-lhes, a sua generosidade, o seu auxílio incondicional,a hospitalidade pura. Sem dúvida fizeram a nossa actividade bem mais fácil, dinâmica e agradável, espantando-nos com uma rara riqueza humana, ao nível da história e cultura milenares.

Depois de uma apetitosa feijoada à transmontana oferecida pela primeira-dama (assim se auto-intitulava a esposa do Sr. Presidente da Junta) e de um consequente princípio de tarde pachorrento dedicado às arrumações, houve tempo para mais dois grandes jogos: o da rosa-dos-ventos e o do assalto ao castelo (com algumas alterações devido à hora do dia e outras tendo em vista torná-lo mais lúdico, promovendo o convívio com a comunidade ;).

Depois da avaliação do fim-de-semana, que concluiu que, apesar de todos os condicionalismos atmosféricos, das diferenças de idade e da fraca afluência comparada com outras actividades do género, a actividade foi rica no ponto de vista dos objectivos a que se cumpria - o convívio, o fomento do espírito de união e aventura e o conhecimento e convívio com a comunidade - isto é, o factor humano suplantou largamente todos os supracitados que, além de serem alheios aos participantes, revelaram-se falsos receios e falsos problemas.

Que esta actividade seja também o nascimento de uma Nova Guarda que tenha como referências alguns cristãos activos, amigos, solidários e empreendedores da nossa paróquia e continue a lutar para que Cedofeita seja uma verdadeira comunidade à semelhança das dos primeiros cristãos, para que todos partilhem e participem de uma evolução religiosa, social, desportiva e cultural dos nossos paroquianos.

Conheçam o nosso site em http://www.etc.pt/jcedofeita.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia