paroquias.org
 

Notícias






www.jornalaguarda.com
2004-05-25 22:03:54

O número celebrativo dos cem anos de vida do jornal «A Guarda» viu a luz do ciberespaço. No passado dia 21 de Maio, nas comemorações deste centenário, foi feita a apresentação da página de Internet do referido órgão de Comunicação Social: www.jornalaguarda.com. Neste site será colocado a edição semanal do jornal.

Para além do lançamento do site, nas comemorações foi também apresentado um livro – Recordações da Minha Aldeia - de um colaborador do jornal «A Guarda», Abel Saraiva. Colectânea de artigos publicados ao “longo de muitos anos no nosso jornal” – disse à Agência ECCLESIA Pe. Francisco Barbeira, Chefe de Redacção da «A Guarda». Temas relacionados com a “aldeia do seu nascimento – Gagos – onde recorda episódios” que merecem destaque.

Integrada também nas festividades está patente ao público, até ao final deste mês, uma exposição sobre “100 anos de «A Guarda». Uma “retrospectiva do que foi este órgão de comunicação ao longo dos tempos”- realçou o Pe. Francisco Barbeira. Para além de aparecerem algumas primeiras páginas do jornal, o espólio conta com alguns materiais tipográficos. Uma viagem ao passado para “recordar como era feito o jornal outrora” – sublinhou. No âmbito da exposição, a Câmara Municipal da Guarda editou um catálogo com textos de três personalidades desta diocese.

As comemorações contaram com a presença do presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Pe. Salvador Santos, que proferiu uma conferência sobre “Que futuro para os jornais de inspiração cristã?”. Apesar das dificuldades este tipo de imprensa “tem futuro” – realçou o chefe de redacção de «A Guarda». Esta continua a ter um papel “muito importante na sociedade actual” – disse. Para o futuro – acentua o Pe. Francisco Barbeira – irão apostar na publicação, em conjunto com a editora Véritas, de novos livros de “colaboradores nossos” e fazer algumas alterações no grafismo do jornal”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia