paroquias.org
 

Notícias






Basílica de São Francisco de Assis completa 750 anos
2004-05-25 22:31:21

Completam-se os 750 anos da fundação da Basílica de São Francisco. A data foi lembrada pelo Papa no passado Domingo, após a oração mariana do Regina Caeli, quando João Paulo II transmitiu uma saudação ao seu enviado especial a Assis - o cardeal Giovanni Battista Re-
“Uno-me à oração comum para invocar a intercessão do Santo Patrono da Itália sobre toda Nação, a fim de que possa ver diante de si um futuro de esperança, aberto à concórdia e à solidariedade”, referiu então.


No dia 25 de Maio de 1253 o Papa Inocêncio IV mandou construir a Basílica de São Francisco com a intenção de “aproximar os jovens dos valores evangélicos e Franciscanos”.
O cardeal Re, prefeito da Congregação para os Bispos, reafirmou a actualidade da mensagem de São Francisco na Eucaristia que presidiu durante a conclusão das celebrações. Segundo o Cardeal, esta mensagem “continua a irradiar-se numa sociedade como a de hoje, agredida pelo terrorismo, a guerra e a violação dos direitos humanos”.
“O ideal de amor vivido por Francisco volta a propor a cada pessoa e aos povos a necessidade de um genuíno diálogo na verdade e na justiça”, acrescentou.
Os Franciscanos de Assis definem a Basílica de São Francisco como um “farol espiritual” para a humanidade. A cidade foi muitas vezes visitada por João Paulo II durante seu Pontificado, num total de seis ocasiões, e nela convocou os grandes encontros de oração pela paz dos líderes religiosos mundiais.
A Basílica de Assis foi alvo de obras de recuperação e restauro após um tremor de terra um 1997.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia