Grito de paz concluiu celebrações no Santuário de Fátima
2004-05-13 18:05:58

Foi com um apelo à paz que se concluíram as cerimónias da Peregrinação Aniversária Internacional do 13 de Maio, em Fátima.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, enviou um telegrama a João Paulo II, em nome dos cerca de 300 mil peregrinos presentes, onde apresentou o Santuário de Fátima como “um sinal do mais além, apelo à conversão, grito de alerta contra todas as formas de injustiça, violência e retaliação”.
“Sabemos que há grandes problemas e alarmes, mas a esperança é maior (...). Este local é uma oração profética e sacerdotal para que todas as pessoas, de todas as nações, queiram a paz e se empenhem constantemente a construir a civilização da fraternidade”, acrescentou o prelado.
As celebrações no Santuário de Fátima foram presididas pelo Cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, contando com a presença da quase totalidade dos Bispos portugueses.
Na mensagem que vai ser enviada ao Papa destacam-se os temas da família, a nova evangelização e o da paz. O texto assinala que há 23 anos, João Paulo II foi vítima de um atentado e que no próximo dia 18 de Maio completa 84 anos de vida.
“Agradecemos o testemunho de fidelidade e força do vosso magistério. Também estamos gratos pela gentil oferta de uma pedra extraída do túmulo de São Pedro, para a nova igreja da Santíssima Trindade, que vai ser solenemente implantada no próximo dia 6 de Junho”, afirmou D. Serafim Ferreira e Silva.

Pastorinhos
O telegrama que os peregrinos de Fátima vão enviar ao Papa termina com uma referência aos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, “aqui beatificados por Vossa Santidade no ano do Jubileu” manifestando-se o desejo de que estes “sejam bandeiras da esperança e mediadores do amor de Cristo”.
Esta referência é feita pelo Bispo de Leiria-Fátima numa altura em que se espera que o processo de canonização dos Beatos Jacinta e Francisco esteja concluído brevemente.
Na conferência de imprensa que antecedeu o início das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária, o prelado explicou aos jornalistas que está a ser averiguada a cura de uma criança de quatro anos, que sofria de diabetes tipo 1, considerada incurável. Durante a cerimónia de beatificação dos dois videntes, em Maio de 2000, quando o Papa esteve em Fátima, o rapaz estava ao colo da mãe, emigrante na Suíça, que assistia pela televisão e teria pedido a intercessão de Francisco.
Segundo D. Serafim Ferreira e Silva, falta apenas chegar um relatório médico que ateste que a cura da diabetes do rapaz, que nasceu já insulinodependente, não pode ter acontecido por intervenção humana, tendo em conta os actuais desenvolvimentos da medicina.
Ontem, o vice-postulador para a causa da canonização dos Pastorinhos, Pe. Luis Kondor, disse à Agência ECCLESIA que a canonização dos Beatos Jacinta e Francisco poderá verificar-se “ainda este ano”.
“Estamos no bom caminho, mas também poderá ser daqui a dois ou três anos”, esclareceu.
Este responsável referiu que “depois de reunidas todas as condições, esperamos que o processo seja aprovado rapidamente” pela Congregação para a Causa dos Santos, presidida pelo cardeal português, D. José Saraiva Martins.
D. Serafim Ferreira e Silva disse à Agência ECCLESIA que o “pré-processo” já está em curso há anos, mas vincou que “era necessário esperar que a criança crescesse para termos a certeza”.
A espera aconselhada pelos médico era de cerca de dois anos. O Bispo de Leiria-Fátima lembrou que “esperámos três anos e por conseguinte temos as coordenadas...”.