paroquias.org
 

Notícias






Santuário publica novos documentos sobre a história de Fátima
2004-05-17 18:05:20

O Santuário de Fátima apresentou ontem em conferência de imprensa um novo volume da "Documentação Crítica de Fátima", com quase 200 documentos.

Esta obra tem como objectivo geral a identificação, inventariação, anotação e preparação crítica de documentos que falam de "factos decisivos para a história de Fátima", como referiu o Pe. Carlos Azevedo, vice-reitor da UCP e presidente da comissão científica desta edição.
No tomo 2 do volume III reúne-se a documentação relativa ao processo canónico instaurado na diocese de Leiria para investigar as aparições, entre 1918 e 1920. Fala-se das mortes dos Beatos Francisco e Jacinta, da afixação da verdadeira imagem de Nossa Senhora - que corresponderá à imagem da Senhora da Lapa - e da propagação das aparições, até à aquisição à volta do lugar onde os videntes localizavam a aparição e onde hoje se situa o santuário.
Ao todo, neste volume, são 116 cartas, 22 documentos oficiais de diferentes instituições, 11 notas ou apontamentos, 44 artigos de imprensa, cinco testemunhos e algumas fotos e reproduções - entre as quais, um autógrafo de Francisco Marto, que se julga único no mundo, escrito pouco tempo antes de morrer. O Pe. Luciano Cristino, director dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário, apresentou estes números e revelou que o próximo volume de documentos deverá ser publicado até ao final deste ano.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia