paroquias.org
 

Notícias






Milhares de Peregrinos em S. Miguel para Festas do Santo Cristo
2004-05-12 20:43:21

Os milhares de peregrinos que sábado e domingo participam nas festas do Santo Cristo de Ponta Delgada começaram a chegar a São Miguel na última semana, intensificando-se as ligações aéreas à maior ilha açoriana nos próximos dias.

Uma fonte da transportadora aérea regional, Sata, adiantou à Lusa que a empresa está a efectuar desde o final da semana passada voos extraordinários a partir das comunidades de emigrantes, nomeadamente dos Estados Unidos e Canadá, reforçando ainda as ligações inter-ilhas.

Também os hotéis de Ponta Delgada vão estar "praticamente cheios" no período das maiores festas religiosas dos Açores, com ocupações que oscilarão entre os 86 e 100 por cento, segundo uma ronda efectuada pela Lusa junto das principais unidades hoteleiras da cidade. Empresários do ramo adiantaram que os hotéis vão estar "praticamente cheios" nos próximos dias, uma "situação idêntica" a anos anteriores.

"Apesar da abertura de novas unidades hoteleiras em Ponta Delgada, esta situação não veio a ter influência na ocupação das unidades já existentes, sinónimo de que as pessoas procuram o turismo religioso", disseram os hoteleiros ouvidos pela Lusa.

Além dos emigrantes dos Estados Unidos e Canadá, os hotéis ficam também ocupados com continentais e açorianos que se deslocam a S. Miguel em devoção ao Santo Cristo dos Milagres.

Porém, este ano já começa a ficar para as festas um outro grupo de visitantes, nomeadamente belgas e "muitos alemães", estes aproveitando os voos "charters" provenientes de Munique e Frankfurt, indicaram responsáveis hoteleiros.

As celebrações religiosas do próximo fim-de-semana são presididas pelo bispo resignatário de Angra, D. Aurélio Granada, que dirigiu a diocese açoriana entre 1979 e 1996 e celebra 30 anos de bispado. Participam igualmente nos festejos os bispos católicos das cidades norte-americanas de Fall River e Providence.

As festas do Santo Cristo foram introduzidas por madre Teresa d Anunciada e têm por referência a imagem do "Ecce Homo", oferecida às freiras clarissas pelo papa Paulo III. À imagem são atribuídos poderes milagrosos. A procissão, que percorre as ruas da cidade no domingo, desde 1700, constitui um dos pontos altos das festividades.

Na vertente profana, a zona circundante ao Convento da Esperança e o Santuário vão estar iluminados com 125 mil lâmpadas de várias cores. Também a avenida marginal de Ponta Delgada vai estar ornamentada com luzes durante os dias dos festejos, tendo a câmara municipal preparado um programa sócio-cultural, do qual consta a realização de uma comemoração dedicada aos emigrantes.

Durante as festas do Santo Cristo decorre igualmente uma feira de actividades económicas, que reúne empresas dos Açores e continente nas áreas do comércio, indústria, serviços e artesanato.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia