Nasce em Roma uma agência internacional de notícias para TV especializada na Igreja Católica
2004-05-11 22:00:54

Sabe-se que em diversos países do mundo, a oferta de informação audiovisual sobre o Papa e a Santa Sé é escassa, inferior à procura implícita ou explícita das respectivas audiências.

São relativamente poucas as emissoras que contam com um correspondente em Roma e praticamente nenhuma televisão da Ásia, África e Oceânia, nem de muitas nações da América Central e do Sul.
Esta situação deu origem à ROMEreports, uma agência internacional de notícias de televisão especializada na Igreja Católica que assume o desafio de proporcionar informação religiosa com o nível de qualidade que se encontra em outros âmbitos da informação especializada.
As notícias e reportagens sobre o Papa e o Vaticano encontram interesse em audiências de todo o mundo, independentemente do carácter comercial ou confessional da emissora.
A agência romana quer ir ao encontro das necessidades de numerosas emissoras de televisão em todo o mundo, que reclamam mais informação procedente de Roma, tanto sobre a vida da Igreja como sobre as intervenções do Papa e das autoridades da Santa Sé nos debates políticos, sociais, económicos, culturais e religiosos do nosso tempo.
Os muito milhões de católicos espalhados por todo o planeta representam audiência para as notícias que chegam de Roma.
A ROMEreports (www.romereports.com) é um projecto de âmbito internacional promovido pela Fundação Perseus, entidade Italiana sem fins lucrativos, dedicada há mais de vinte anos à promoção de actividades no campo audiovisual, com a colaboração de académicos e profissionais da comunicação de diferentes países.
Notícias, reportagens, entrevistas e documentários misturam-se na oferta desta agência, que cobre informativamente todos os acontecimentos de maior relevo onde intervêm o Papa, as autoridades da Santa Sé ou instituições católicas com sede em Roma.