Lugar da celebração da última Ceia de Jesus pode passar para a custódia da Igreja Católica
2004-05-06 19:31:26

O diário israelita Maariv, de Telavive, dá conta da possibilidade de que o Estado de Israel venha a ceder à Igreja Católica a administração do Cenáculo, o local onde se acredita que Jesus celebrou a Última Ceia.

A notícia, reproduzida pela Rádio Vaticano, diz que o acordo entre as autoridades israelitas e a Santa Sé faz parte de negociações para resolver outros problemas, como o do visto de permanência em Israel de membros da Igreja Católica.
O Cenáculo, situado no Monte Sion, em Jerusalém, é um dos principais santuários cristãos mas, ao contrário dos outros, está sob administração israelita, dado que se situa no mesmo lugar onde fica o túmulo do rei David.
Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores disse que, após muitos adiamentos, “desta vez parece que o governo de Telavive está mesmo disposto a abrir um novo caminho com a Santa Sé”.
Segundo o “Maariv”, o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, interessado em satisfazer o eleitorado cristão do seu país, exigiu, no mês passado em Washington, que o Primeiro-ministro Ariel Sharon “acelerasse a essa decisão”.
A transferência do Cenáculo para a Santa Sé, provavelmente ao cuidado da Ordem Franciscana (que já tem a custódia da Terra Santa), estimularia a peregrinação dos cristãos de todo o mundo e beneficiará a indústria do turismo de Israel.
Durante a Idade Média os Franciscanos instalaram no Cenáculo a sua primeira casa na Terra Santa, mas acabaram expulsos pelo Otomanos em 1551, que no local construíram uma mesquita. Posteriormente, o edifício passou para as mãos do Ministério israelita para o Culto, sendo hoje uma sinagoga.
Em 2000, durante a histórica visita à Terra Santa, João Paulo II celebrou mesmo uma Missa privada no local, naquela que foi a primeira celebração eucarística no Cenáculo em vários séculos.